Cinema

Ciclo de críticas cinematográficas ganha projeção no canal Cultura Santos

28/12/2020
Ciclo de críticas cinematográficas ganha projeção no canal Cultura Santos | Jornal da Orla

A partir desta quarta-feira (30), ao meio-dia, o canal YouTube Cultura Santos também terá um espaço dedicado a críticas e reflexões sobre o cinema e suas produções no projeto Cineclube Pagu Online. Para iniciar o ciclo, os críticos de cinema Marcelo Pestana e Carlos Cirne comentam e contextualizam as produções do diretor Alan Parker (1944-2020).

 

Entre os quase 30 filmes dirigidos pelo britânico, a curadoria selecionou oito obras que ganharão destaque ao longo de quatro programas, que irão ao ar toda quarta-feira. A primeira edição falará sobre 'Quando as Metralhadoras Cospem' (1976) e 'O Expresso da Meia-Noite' (1978). O segundo programa abordará 'Fama' (1980) e 'Asas da Liberdade' (1984), no terceiro serão comentados 'Coração Satânico' (1987) e 'Mississippi em Chamas' (1988) e o último trará 'The Commitments: Loucos pela Fama' (1991) e 'Evita' (1996).

 

Cineclube
Com curadoria e produção de Marcelo Pestana e Carlos Cirne, o Cineclube Pagu teve origem em 2014 na sala de cinema da Oficina Cultural Pagu. Dois anos depois, o projeto migrou para a sala de exibições do Museu da Imagem e do Som de Santos (MISS) e chega agora à sua versão online. Arquiteto e jornalista, Marcelo assina a criação da 'Coleção Aplauso', publicado pela Imprensa Oficial. Já Carlos é designer gráfico e jornalista de formação e foi um dos idealizadores do programa 'Colunas & Notas na Web', que abordava o teatro em São Paulo e que foi veiculado na Click TV, de 2012 a 2017.

 

ALAN PARKER
O britânico Alan Parker iniciou sua carreira na publicidade, entre as décadas de 1960 e 1970, como roteirista e diretor de comerciais para televisão. Depois de quase 10 anos atuando na área ganhando destaque por sua criatividade, o britânico decidiu migrar para a grande tela e começou a escrever e dirigir para o cinema. Parker ficou conhecido por utilizar uma ampla variedade de estilos e trabalhar em diferentes gêneros do cinema.

 

Suas obras ganharam dezenove prêmios BAFTA, dez Globos de Ouro e seis Oscars. Seu filme 'Birdy' foi escolhido pelo National Board of Review como um dos dez melhores filmes de 1984 e conquistou o prêmio Grand Prix Special do Júri, no Festival de Cannes de 1985.

 

Parker foi nomeado Comandante da Ordem do Império Britânico por seus serviços à indústria cinematográfica britânica e nomeado cavaleiro em 2002. Ele atuou tanto no cinema britânico quanto no cinema americano, além de ser membro fundador da Associação de Diretores da Grã-Bretanha e de ter lecionado em várias escolas de cinema.