Baixada Santista

Área Continental terá programação especial nos 489 anos de São Vicente

19/01/2021
Área Continental terá programação especial nos 489 anos de São Vicente | Jornal da Orla

A sexta-feira (22) será um dia muito especial para São Vicente: a Primeira Cidade do Brasil vai apagar 489 velinhas. As comemorações incluem diversas atividades culturais e recreativas, desenvolvidas pela Secretaria da Cultura (Secult), com o apoio da Prefeitura. Na sexta-feira (22), a Área Continental terá destaque na programação. Pela primeira vez na história, a região formada por dez bairros celebra o aniversário com ações desde cedo. Às 8h, o tradicional Hasteamento da Bandeira será em frente à Subprefeitura (Av. Ulisses Guimarães, 211 – Rio Branco), com a presença das autoridades da Cidade.

 

Na sequência, a Secult anuncia os vencedores do concurso “Desenhe São Vicente”. Logo após, será realizada a Bênção Ecumênica, com a participação de várias lideranças religiosas. Depois dos “Parabéns” à Cidade, tem inicio o projeto Memória Viva, com o plantio das primeiras mudas de árvores.

 

Às 10h, começa a Missa, celebrada na Igreja Matriz (Praça João Pessoa, s/n – Centro), seguida da caminhada rumo ao Paço Municipal, onde acontece a consagração da Cidade.

 

Ao meio-dia, será inaugurada a Miniexposição da TV Primeira, no saguão da Prefeitura, com painéis descritivos contando a trajetória da primeira emissora municipal do Brasil. O público poderá conferir momentos marcantes da TV no País e no mundo.

 

A partir das 15h, o esporte também tem vez nas comemorações. A Secretaria de Esportes (Sespor) preparou demonstrações de caratê, alongamento e taekwondo na Praça dos Ambientalistas (Rio Branco). Às 17h, a Praça Tom Jobim e a Praia do Gonzaguinha recebem aulas de capoeira, ginástica funcional e stand-up.

 

Para encerrar as comemorações, às 19h30 vai ao ar o último capítulo do documentário “Encenação 2021 – O Povo Conta a Sua História”.