Meio Ambiente

Projeto chr39Verão no Clima 2021chr39 vai atuar na prevenção à Covid-19

20/01/2021
Projeto chr39Verão no Clima 2021chr39 vai atuar na prevenção à Covid-19 | Jornal da Orla

Em razão da pandemia da Covid-19, o projeto Verão no Clima 2021 vai adaptar as ações de conscientização sobre lixo e orientar a população que frequenta as praias também sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus. A informação foi divulgada durante o lançamento oficial da nova edição do evento, realizado por meio de webinar na última sexta-feira (15).

 

O Verão no Clima tem o objetivo principal de conscientizar moradores e turistas sobre o lixo descartado nas areias das praias, no entanto, com a pandemia, os monitores vão conversar com a população também sobre prevenção à doença. As orientações, neste caso, vão considerar as informações atuais sobre combate à Covid-19, além dos impactos negativos do descarte inadequado de resíduos dentro deste contexto.

 

Durante o evento de lançamento do projeto, o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Penido, solicitou aos representantes dos municípios litorâneos que também intensifiquem a divulgação de informações. “Vamos alertar a população para evitar a aglomeração, manter o distanciamento social e usar máscara. Precisamos cuidar para que não só essa questão do meio ambiente seja vista, mas também a questão da saúde pública. Cuidar do meio ambiente é cuidar da saúde e, durante esta pandemia, temos que estar cada vez mais atentos”.

 

A coordenadora de Educação Ambiental da SIMA e responsável pelo projeto, Malu Freire, destacou que, em razão do momento atípico vivenciado nos últimos meses, a situação em relação ao lixo deve ser motivo de uma atenção ainda maior: “Em virtude da Covid-19, o lixo descartável, de uso único, cresceu e isso causa uma grande preocupação”, enfatizou.

 

A ação, que ocorrerá entre 22 de janeiro e 7 de março com equipes em 16 municípios, terá a participação de 279 monitores que atuarão, presencial ou virtualmente, desenvolvendo ações educativas com foco em 31 praias ao longo de todo o litoral paulista. Todos os participantes vão usar, além de máscaras, luvas e produtos de higiene.

 

Municípios

O projeto “Verão no Clima 2021” será realizado nas praias de Bertioga, Cananéia, Caraguatatuba, Cubatão, Guarujá, Iguape, Ilha Comprida, Ilhabela, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos, São Sebastião, São Vicente e Ubatuba.