Notícias

Home Care e Residencial Para Idosos: Entenda as Diferenças

11/01/2021
Home Care e Residencial Para Idosos: Entenda as Diferenças | Jornal da Orla

Muitas pessoas que estão na terceira idade, necessitam de ajuda e de cuidados especiais, afinal, devido ao envelhecimento, é comum que a saúde se torne mais frágil. Surgem doenças, limitações, dependências, entre outros desafios.

 

Por isso, locais como residenciais para idosos e o serviço de home care são cada vez mais procurados, visto que a população idosa no Brasil cresce anualmente, de acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

 

Porém, o que exatamente faz cada um? Quais as vantagens, desvantagens, características e diferenças entre o home care e o residencial para idosos

 

É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje!

 

Portanto, continue acompanhando a leitura para saber tudo de mais importante a respeito deste assunto.

 

Diferenças entre home care e residencial para idosos

 

De forma resumida, o home care é uma opção de cuidados em casa para pessoas idosas que são de certa forma independentes, mas que precisam de alguma assistência no dia a dia. 

 

Já os residenciais ou casas de repouso são espaços projetados para idosos que requerem supervisão 24 horas por dia, devido a condições físicas e/ou mentais que os deixam incapazes de cuidar de si próprios.

 

Porém, vamos nos aprofundar mais sobre cada um…

 

Home care

 

O home care é um serviço de atendimento domiciliar, sendo uma opção mais privada que permite que seu ente querido seja cuidado em sua própria casa. 

 

Cuidadores domiciliares são adequados para indivíduos que desejam ficar em casa, mas que também precisam de cuidados contínuos que familiares e amigos não podem fornecer.

 

Confira a seguir seus principais benefícios:

 

  • É confortável e familiar;

  • O atendimento permite uma relação mais pessoal e individual com o cuidador;

  • Os idosos são capazes de permanecer tão independentes quanto possível, em vez de precisar passar as tarefas básicas para profissionais como acontece em lares de idosos;

  • Ele permite que o indivíduo se beneficie de um atendimento individual que pode ser adaptado para atender às suas necessidades e preferências exclusivas;

  • Os cuidados em casa costumam ser mais baratos do que os cuidados fora de casa.

 

No entanto, assim como há pontos positivos, há também alguns pontos que podem ser negativos. Veja!

 

  • A escolha e a contratação de um cuidador precisa ser muito bem feita, afinal, essa pessoa ficará com seu ente querido em casa durante um certo período;

  • O gerenciamento de cuidadores e o planejamento de cuidados requerem envolvimento familiar contínuo;

  • As casas podem não ser tão seguras quanto os residenciais, que têm segurança e funcionários disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana;

  • Se a mobilidade for um problema para a pessoa que precisa de cuidados, podem ser necessários ajustes extensivos em sua casa para torná-la segura e prática;

  • E a socialização é menor, pois, ao contrário das casas de repouso, não há outras pessoas da mesma idade para conversar, interagir, etc.

 

Residencial para idosos

 

O residencial para idosos é um espaço destinado a pessoas que estão na terceira idade e que precisam de monitoramento e assistência médica em tempo integral.

 

Então os residentes típicos desses lares geralmente têm uma condição que requer uma atenção regular de enfermeiras, médicos e outros profissionais ligados à área da saúde.

 

Por exemplo, eles podem sofrer de condições físicas ou mentais debilitantes que os tornam incapazes de viver independentemente.

 

Portanto, geralmente eles estão acamados, em cadeiras de rodas ou precisando de cuidados especializados diários. 

 

Sendo assim, o objetivo de uma casa de repouso é garantir a segurança e o conforto de idosos que precisam de cuidados mais intensivos. 

 

Por isso, esses lares oferecem:

 

  • Cuidados paliativos e preventivos;

  • Assistência com limpeza e atividades da vida diária (banho, vestimenta, cuidados pessoais, etc.);

  • Gerenciamento e administração de medicamentos prescritos;

  • Serviços especializados de reabilitação, como terapia da fala, ocupacional, física, respiratória e cognitiva;

  • Opções de refeições que devem atender às necessidades nutricionais diárias e às necessidades dietéticas exclusivas de cada residente;

  • E socialização. Os lares de idosos proporcionam aos idosos contato social com outras pessoas. Isso pode ser preferível a se sentir isolado e sozinho em casa.

 

Porém, existem também algumas adversidade nesse tipo de serviço, como:

 

  • Os residenciais exigem um período de transição e adaptação antes de parecerem "em casa", o que pode ser difícil para alguns idosos;

  • As casas de repouso diminuem a independência de idosos e podem fazer com que eles se sintam velhos e incapazes;

  • E os cuidados em lares de idosos costumam ser caros, especialmente em instituições de alta qualidade. 

 

Por isso, a decisão entre um residencial ou o home care é de cada idoso e sua família. Muitas vezes, pode ser uma decisão muito pessoal ou até mesmo de logística. 

 

Além disso, independentemente da idade, é importante manter a dignidade e o respeito. 

 

Em alguns casos onde a deterioração da saúde é um problema, os cuidados de um residencial podem ser sua única opção viável.

 

No entanto, cada vez mais o atendimento domiciliar está permitindo que os idosos vivam em casa para desfrutar de sua independência também.

 

Portanto, junto do seu ente querido, avalie bem cada um e faça uma escolha inteligente, que seja benéfica para todos.