Santos

Santos, 475 anos: Retratos da História

23/01/2021
Santos, 475 anos: Retratos da História | Jornal da Orla

Santos, que completa 475 anos de existência nesta terça-feira (26), é uma cidade rica em história e, como consequência, farta em transformações no seu cenário. Monumentos instalados ou mesmo que mudaram de lugar, o seu porto em constante crescimento e o rápido processo de verticalização são apenas exemplos. Acompanhe alguns registros de cenas de um passado rico, que ajudam a explicar porque Santos é uma cidade tão peculiar.  

 

Antes de estar no lugar atual, próximo ao canal 3, o monumento em homenagem a Vicente de Carvalho ficava em frente à Av. Conselheiro Nébias. Na mudança, o poeta ficou de costas para o mar e o lago desapareceu.

 

Vista aérea do Porto de Santos em 1939, com os seus antigos armazéns. Repare ao fundo o imenso descampado, onde hoje estão populosos bairros da cidade como Aparecida e Ponta da Praia.

 

Rua XV de Novembro em 1927, mostrando porque era a “Wall Street Brasileira”

 

Ponta da Praia em 1926, época em que a região era uma colônia de pescadores e, nas partes mais internas, repleta de chácaras onde se plantava chuchu.

 

Visão que o pintor Benedicto Calixto tinha da praia do José Menino em 1919: à direita, a Ilha Urubuqueçacaba.

 

Outra obra de Benedicto Calixto, esta mostrando o porto, o Centro e a Santa Casa no sopé do morro. Curioso é que, o artista pintava as paisagens por intuição, pois para ter a vista retratada na tela ele precisaria estar sobrevoando a área