Positividade

Sobre Transcendência

19/01/2021
Sobre Transcendência | Jornal da Orla

Eu pessoalmente tenho minhas maiores forças de caráter relacionadas a virtude da Transcendência. Apreciação da Beleza, Gratidão, Esperança, Espiritualidade e Humor.

 

Quando falamos sobre Apreciação da Beleza, essas pessoas tem a característica de perceberem o mundo de maneira mais sublime às pessoas, coisas e situações da Vida. Tem uma habilidade de reconhecer aquilo que é bom.

 

As autenticidades de cada um, cada encontro com as formas naturais, são apreciadas como uma maneira de se conectar com algo Maior do que si mesmo. E ajuda esses indivíduos a ressignificarem os acontecimentos cotidianos, por fazerem uma leitura diferenciada do ambiente.

 

Ser capaz de contemplar e presenciar momentos de beleza, traz alegria, satisfação. Gera um sentimento de felicidade genuíno. A questão fica em conseguir entender quais são os momentos em que você se percebe mais capaz de apreciar as pequenas belezas que enchem os olhos? Já percebeu como e o quanto isso influencia no seu estado emocional?

 

É preciso ter um cuidado extra para não romantizar demais a Vida, e se frustrar ou se manter alienado do que realmente está acontecendo à sua volta. A beleza está nos olhos de quem vê, seja capaz de comunicar e partilhar com os outros sua visão, e servir como uma ponte de demonstração de um mundo mais bonito. Com o olhar certo e pé no chão, pode ser uma ótima habilidade para expandir a visão das pessoas, e construir uma nova sociedade mais bela.

 

Ao olhar para a beleza da Vida, você tende a ser uma pessoa naturalmente mais grata. Cada experiência tem sua beleza, cada troca dentro de cada relação tem sua intenção positiva. E isso deixa a vida mais leve.

 

É difícil definir Gratidão. O conceito anda um pouco banalizado, obrigada, gratidão e valeu não são a mesma coisa, não tem a mesma intenção e intensidade. Gratidão também se relaciona a algo maior do que si mesmo e ocorre sem esforço, não é algo que você tenha que gerar esforço para sentir.

 

Por mais que haja maneiras de você exercitar a gratidão no dia a dia. Pode fazer um diário ao fim do dia, analisando pequenas coisas pelas quais ser grato, como ter alimento, um teto e coisas assim. E com o tempo, se torna mais fácil perceber a gratidão por coisas que não sejam tão óbvias.

 

Um outro exercício muito lindo para praticar a gratidão, é pegar uma pessoa que você ame muito e que tenha dado um grande apoio na sua história, e escrever uma carta e ler para essa pessoa ao vivo. Esse momento costuma ser muito emocionante para todos que estão presentes. E traz muitas emoções positivas tanto para quem escreve, quanto para quem recebe o retorno.

 

Quando você percebe a vida com gratidão, você honra e valoriza a sua história. E todas as emoções positivas que ela gera, reflete em muitos benefícios físicos inclusive. E você, sabe ao que é grato em sua Vida?

 

Quando você lê sua história com essa visão, manter a esperança em um futuro mais otimista se torna mais fácil. No mundo de hoje, a gente tem a tendência a ser mais cínico em relação a relação otimismo x pessimismo x realidade. Achamos que ser realista é ser um tanto pessimista, projetamos as dores e sofrimentos passados no futuro. Para as pessoas que apreciam a beleza e vivem em gratidão, manter as esperanças em um mundo de forma otimista é mais fácil.

 

Isso ajuda a ser mais objetivo e realizador. Se achar capaz de realizar e alcançar algo, te mantém no pulso de fazer acontecer. Aumenta resiliência. Ajuda a controlar ansiedade, a diminuir a depressão.

 

Falo aqui de uma esperança para além daquela ingênua que as crianças carregam, por exemplo, quando seus pais se separam e elas esperam que voltem a ficar juntos. Essa esperança vem, depois de termos atravessado até um momento de desesperança e agonia, e percebemos que apesar de tudo, se nós nos tornarmos auto responsáveis e nos movimentarmos em relação ao futuro que queremos criar, com presença, a esperança se estabelece. Um alimenta o outro.

 

Você consegue identificar em quais pontos se sente esperançoso, e em quais pontos acha que nada é possível de mudar? Consegue entender se sua habilidade de responder ativamente a uma situação, melhora sua percepção de esperança em relação a ela?

 

Tenha cautela para sua esperança não gerar expectativas, uma coisa é diferente da outra. Ações concretas e assertivas geram possibilidades. Uma fé cega, gera frustração.

 

E falando em fé, a força da Espiritualidade, promove no indivíduo uma consciência muito maior de mundo. E como ele se relaciona com o mundo, e qual seu papel. Traz direção e um senso de propósito.

 

Espiritualidade pode ter a ver com religião, ou não. Cada um tem uma maneira de se conectar ao Maior. E todas devem ser respeitadas por trazerem uma oportunidade de cada um se relacionar com o divino a sua maneira. Se cada ser percebe o mundo de uma maneira e tem a sua forma de viver, não tem como a gente querer limitar a Verdade a uma única forma de apresentar-se ao mundo.

 

Mas algo que podemos observar em comum, pessoas espiritualizadas e equilibradas, costumam ser mais compassivas e aceitam as diferenças. Mas, mesmo assim, tendem a se distanciar de pessoas que não tenham o mesmo hábito de praticar sua espiritualidade.

 

Pessoas espiritualizadas, mas não equilibradas, podem assumir uma postura radical e preconceituosa, não permitindo que os outros mantenham sua fé, e achando que outras crenças são inferiores à sua.

 

Se conecte aos princípios de sua religião e crença. Isso irá flexibilizar sua visão e acolher mais a fé de cada um. O amor é o que une, e o princípio de todas as religiões que eu conheço está associado ao Amor.

 

Manter uma atitude bem humorada pode ajudar a pessoa a transcender a Vida e viver ela de maneira leve e otimista, o que causa um aumento significativo das emoções positivas e diminui o risco de doenças físicas e psicológicas.

 

Você sabe o que faz seu riso acontecer? Sabia que mesmo que não se sinta a fim de dar risada, você pode forçar uma risada e seu cérebro não irá diferenciar o riso falso de um verdadeiro? E isso te trará os mesmos benefícios.

 

Nós humanos adultos, deveríamos rir mais de dez minutos por dia para recebermos os benefícios que o bom humor gera em nossa Vida. Mas rimos menos de 10 segundos. Deixamos de rir, vamos virando adultos sérios, que acham que rir é bobeira de criança.

 

Existem grupos de pessoas que se reúnem diariamente para rirem juntos e praticar yoga do riso, e assim desenvolverem no corpo toda carga positiva que o bom humor gera.


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.