Notícias

Homem tem redução de câncer em estágio avançado após contrair Covid-19

27/01/2021
Homem tem redução de câncer em estágio avançado após contrair Covid-19 | Jornal da Orla

No início do mês, o periódico médico British Journal of Hematology publicou o caso de um homem de 61 anos, diagnosticado com linfoma de Hodgkin em estágio III e hospitalizado na Inglaterra, que teve a remissão da doença após contrair a covid-19. 

 

No boletim, os autores afirmam que o idoso foi admitido pelo departamento de hematologia do Royal Cornwall Hospital com inflamação nos gânglios e perda de peso. Ele estava recebendo hemodiálise para insuficiência renal causada por um transplante renal mal sucedido.

 

Após alguns exames, os médicos descobriram que ele estava sofrendo de linfoma de Hodgkin. Logo após esse diagnóstico, ele foi internado com falta de ar, chiado no peito e com pneumonia. A contaminação pela Covid-19 foi confirmada após exame de PCR.

 

De acordo com a publicação, o paciente ficou em tratamento por 11 dias e foi liberado se recuperar em casa. Não foram administrados corticosteroides ou imunoquimioterapia, medicamos usados no tratamento do linfoma.

 

Quatro meses depois, os médicos afirmaram que o inchaço dos nódulos havia diminuído. Um exame de tomografia revelou a remissão generalizada do linfoma.

 

A hipótese levantada pelos autores do artigo é de que a infecção pelo novo coronavírus desencadeou uma resposta imune contra o tumor. As citocinas inflamatórias produzidas em resposta à infecção poderiam ter ativado células T específicas com antígenos tumorais e células que naturalmente agem contra o tumor.