Comportamento

Qual a importância do motor elétrico?

25/01/2021

O motor elétrico é um equipamento que foi criado para transformar a energia elétrica em energia mecânica.

Ele é o mais usado em máquinas de todos os tipos, porque é fácil de ser transportado, tem preço mais acessível, fácil de ser limpo e a retífica de precisão é o local indicado quando o mesmo precisa ser submetido a algum tipo de reparo.

 

Principais características de um motor elétrico.

Os grandes diferenciais do motor elétrico residem no fato dele ser uma máquina que tem construção simplificada e que se adapta a carga de todos os tipos.

O princípio de funcionamento do motor elétrico está na conversão de outros tipos de energia em energia mecânica para que ele funcione, pois não é possível criar o que existe, mas sim transformar.

Um eletrodoméstico que mostra bem o princípio de funcionamento do motor elétrico na transformação da energia elétrica em mecânica é o liquidificador. Ele promove tal modificação dando ao liquidificador o poder de processar os alimentos.

Atualmente, a retifica de precisão e a retifica de rolo vem ganhando um espaço grande, pois esses locais têm o poder de promover os reparos no motor elétrico.

Isso é cada vez mais necessário devido as taxas elevadas de emissão de gases poluentes.

Os motores elétricos estão presentes nos carros, porque eles possuem o poder de economizar energia e como consequência, o meio ambiente é poupado.

É possível citar o dióxido de carbono como um dos gases poluentes que são liberados tanto pelos carros como pelas chaminés das fabricas, esse gás tem o poder de destruir a camada de ozônio.

 

Entendendo os tipos de motores elétricos

O motor elétrico pode conter corrente contínua ou corrente alternada. O motor elétrico de corrente contínua tem um preço mais elevado. Isso acontece, porque o equipamento precisa de um dispositivo capaz de transformar a corrente alternada em corrente contínua.

 

O motor elétrico de corrente alternada é mais barato.

Ele também é o mais usado, porque a energia elétrica que chega até ele vem distribuída em corrente alternada e é essa característica que faz com que ele seja mais barato.

Para explicar de forma simples, a corrente contínua conta com um fluxo contínuo e os elétrons são ordenados sempre para o mesmo sentido.

Por sua vez, a corrente alternada, tem uma magnitude e direção de alteram de forma cíclica.

Com isso, a corrente elétrica sofre variação o que não acontece com a corrente contínua.

 

Onde podemos encontrar um motor elétrico em funcionamento?

Nos parágrafos anteriores, foi mencionado que o liquidificador é um eletrodoméstico que conta com um motor elétrico para funcionar. Além dele, esse equipamento está presente em máquinas de lavar roupa, geladeiras e ventiladores.

O motor elétrico também está presente nos carros, nos ônibus, nos barcos com o objetivo de evitar o aumento da poluição. Na indústria, é possível encontrar o motor elétrico em operação em compressores, bombas, misturadores, transportadores, estações de saneamento, guinchos e muitos outros equipamentos.

Diante de tamanho uso, fica evidente que o motor elétrico é importante em todos os lugares. Quando o mesmo para de funcionar, é fundamental recorrer a ajuda de um retifica de precisão, pois assim o equipamento voltará a funcionar com mais rapidez.