Leitura

Oficina de podcast santista ensina a produzir programas com qualidade poucos recursos

05/02/2021
Oficina de podcast santista ensina a produzir programas com qualidade poucos recursos | Jornal da Orla

Quem deseja aprender sobre como produzir podcasts podem se inscrever gratuitamente na “Oficina de Produção e Divulgação de Podcasts de Poesia”, que incentivo da Lei Aldir Blanc, a ser realizada totalmente on-line.

Ao todo, serão 20 vagas para pessoas acima de 16 anos que queiram aprender sobre esta mídia de comunicação em ascensão na prática. A oficina tem prazo de inscrição até o dia 7 de fevereiro e será realizada nos dias 8, 10 e 12 de fevereiro de 2021, das 19h30 às 21h30. As inscrição podem ser feitas até domingo (7), às 18h, neste formulário.

A iniciativa é do Podcast de Marte, que busca ser um espaço para reflexão e exploração do cenário cultural e literário de Santos. O objetivo é apresentar todas as etapas de produção com qualidade e poucos recursos, do roteiro à edição final. O curso contará com certificação de 10 horas, sendo 6 horas de aulas e 4 para a participação na produção do episódio.

Com um celular e um computador com acesso à internet, os alunos terão a oportunidade de participar da produção coletiva de um episódio, selecionando e gravando poemas escritos por poetas santistas, a ser publicado no perfil e canal do Podcast de Marte. 

Durante as aulas, serão tratados os seguintes aspectos da pré à pós-produção: conhecer os softwares disponíveis; elaboração da identidade visual e sonora de um canal de podcast; os formatos de roteiro; gravação e edição do áudio; e, por fim, como publicar e distribuir o episódio em aplicativos de podcast (iTunes, Spotify, Breaker, CastBox, Google Podcasts, Podcast Republic, entre outros) e nas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, entre outras).

O minicurso está envolvido diretamente tanto com a parte de audiovisual e multimeios quando com a Literatura e Quadrinhos. Ao todo, são cinco proponentes: Brenno Demarchi, Ademir Demarchi, Graziela Simões, Jackson Conceição e Wesley Oliveira. Todos estes de áreas do conhecimento como: Ciências Sociais, Antropologia, Jornalismo e Letras.