Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Empreendedores/Empreendedores | 01/02/2021

Novas Formas de Monetização Para Criadores de Conteúdo no Instagram

conteúdo patrocinado
Pexels

Se você quer aprender como ganhar dinheiro com suas redes sociais, então, leia até o final. Pois mostraremos aqui as novas formas de monetização para criadores de conteúdo no Instagram. Uma novidade que vem fazendo a alegria de muita gente!

Recentemente, a plataforma anunciou novas formas para que os criadores de conteúdo consigam aumentar suas monetizações. São elas:

  • Selos no Instagram Live;
  • Anúncios no IGTV (que já era muito pedido pelos influencers),
  • E os Badges.

Nesse artigo, você vai saber exatamente como cada uma funciona. Então, continue lendo!

 

Novas Formas de Monetização no Instagram

Que hoje em dia o Instagram é uma das principais redes sociais, não é novidade para ninguém.

Porém, além de ser um espaço para compartilhar fotos e vídeos, o Instagram também é um grande centro de vendas e criação de conteúdo.

Afinal de contas, inúmeros influenciadores usam e abusam da plataforma para anunciar e vender produtos. Não apenas seus próprios produtos, como também frutos de parcerias com outros empreendedores e empresas.

Estas disponibilizam sua marca para que as pessoas com muitos seguidores façam a chamada "Publicidade". Isso gera mais visibilidade para as marcas, aumentando as vendas.

Enfim, confira abaixo os detalhes de cada uma das novas formas de monetização para criadores de conteúdo no Instagram:

 

Selos no Instagram Live

As Lives no Instagram têm ganhado cada vez mais força. Principalmente nesse último ano de 2020. Os influencers aumentaram (e muito) sua produção de conteúdo.

Assim, elesajudaram, de alguma forma, quem estava em casa e não podia sair, devido às restrições referentes à pandemia do novo Coronavírus.

Enfim, a empresa reconheceu todo esse trabalho. Por isso, ela implementou uma novidade chamada de "Selos", nas Lives do Instagram.

Eles funcionam da seguinte maneira: ao assistir alguma live do seu influencer favorito, você pode comprar alguns dos selos, que vão aparecer ao lado do seu nome, quando for comentar no chat ao vivo da transmissão.

Essa novidade começou com um grupo de influenciadores nos Estados Unidos ainda em 2020. Contudo, agora os Selos estão em expansão contínua em diversos países como, por exemplo:

  • Brasil;
  • França;
  • Reino Unido;
  • Itália;
  • Espanha;
  • Austrália;
  • Alemanha;
  • Turquia;
  • México,
  • E no Japão.

Atualmente, já são mais de 50 mil criadores de conteúdo e influenciadores que já contam com essa novidade. Aliás, esse número só tende a crescer, conforme a novidades for se expandindo ao redor do mundo.

A ideia é justamente permitir que os fãs demonstrem seu apoio para os criadores de conteúdo. Assim, eles conseguirão monetizar seus vídeos ao vivo.

Dessa forma, ao comprar o selo, você terá um destaque nos comentários ao vivo durante a transmissão. Assim como também será incluso em uma das listas especiais do influencer. Ademais, terá também acesso a um botão de "coração" especial.

 

Anúncios no IGTV

Outra ótima maneira de ganhar dinheiro usando o Instagram é através dos bons e velhos "Anúncios". Porém, com a novidade, será possível inserir esses anúncios diretamente nos vídeos no IGTV.

A publicidade e as propagandas serão mostradas quando um usuário clicar para assistir a um vídeo do IGTV, a partir das prévias publicadas diretamente no feed.

Assim como os selos, essa novidade começou apenas com um seleto grupo de influencers nos Estados Unidos. Contudo, também já se encontra em expansão, para que mais pessoas consigam monetizar seus vídeos e conteúdo no Instagram.

De acordo com o Instagram, os anúncios serão criados nos vídeos, e devem ter a duração total de apenas 15 segundos. Além disso, também deverão ser feitos especialmente para celulares.

Porém, quem não quiser ver as propagandas, pode pular sem nenhum problema, da mesma maneira que faz nos Stories: deslizando para a esquerda.

Dessa maneira, além de contribuírem para quem os influencers ganhem mais dinheiro, o público terá ofertas de produtos de alta qualidade, podendo conhecer novas empresas e empreendedores.

Contudo, vale frisar que o Instagram e os criadores de conteúdo dividem o lucro proveniente da publicidade.

O valor que o Instagram irá repassar para os influenciadores fica em torno de 55%, de acordo com a audiência de cada um e dos views que a publicação tiver.

O IGTV, que já era uma ferramenta incrível, pois ajudava os criadores a aprofundarem a conexão com os fãs, compartilharem suas vidas e talentos, testarem novos projetos e produtos, agora tem uma nova forma de gerar receita para os influenciadores, com o conteúdo que tanto trabalham para produzir.

Aliás, uma dúvida comum entre influenciadores é como comprar visualizações IGTV. Essa prática costuma ser feita para atrair mais clientes e patrocinadores. Porém, quem proceder dessa forma, pode ser punido pela plataforma.

 

Badges

Conforme já dito anteriormente, as Lives aumentaram exponencialmente em 2020.

Inúmeras pessoas estão aderindo e criando cada vez mais conteúdos, influenciando usuários mundo afora. Dançarinos, cozinheiros, artistas, cantores, apresentadores, atores... Enfim, a lista de criadores só aumenta.

Os Badges são uma nova forma dos influencers e criadores ganharam mais dinheiro com a produção de conteúdo.

Aliás, eles funcionam de forma parecida com os selos descritos acima. Você pode adquiri-los durante uma live de um dos seus influenciadores favoritos. Com isso, você terá destaque durante a transmissão ao vivo.

Além disso, também estará apoiando quem está produzindo conteúdo que você está consumindo.

Inicialmente, os preços dos badges são: US$0,99, US$1,99 e US$4,99. O que, convertidos para o Real, fica em torno de R$5,43, R$10,91 e R$27,35, respectivamente, em conversão direta entre as moedas.

Eles são representados por um, dois ou três corações, que aparecerão do lado do nome de quem comprá-los, diretamente na transmissão do influencer.

Inicialmente, o Instagram já anunciou que todo o dinheiro arrecadado pelos criadores nas lives vai diretamente para eles. Porém, a empresa não descarta ter, futuramente, uma participação nessa receita.

Essa monetização começou em junho de 2020 nos Estados Unidos, assim como os Selos e os anúncios para os vídeos do IGTV. Contudo, ela já está em expansão para outros países ao redor do mundo também, incluindo:

  • O Brasil;
  • A Alemanha;
  • A Itália;
  • México;
  • Japão;
  • Reino Unido;
  • Austrália
  • Entre outros.

 

Vantagens das Novas Formas de Monetização Para Criadores de Conteúdo no Instagram

Enfim, todas essas novidades servem para aproximar você dos seus influencers favoritos.

Além disso, também é uma oportunidade para conhecer novos criadores, expandir marcas, e negócios, além de apoiar quem produz o conteúdo, certamente.

Com essas 3 novas formas de monetização para criadores de conteúdo no Instagram, essa rede social continua competindo com outras redes sociais como, por exemplo, o YouTube, o TikTok e a Twitch.

Estas, aliás, já disponibilizavam, há algum tempo, recursos de monetização, para os influenciadores e criadores durante as Lives. Assim, eles podem continuar animados e engajados a produzir seus conteúdos.

 

Como Entrar Em ContatoCom o Suporte do Instagram

Se você precisa entrar em contato com o Instagram, saiba que, assim como grandes plataformas, como o contato do Mercado Livre, por exemplo, a rede social também disponibiliza a Centra de Ajuda para os usuários.

Assim como a opção de "Ajuda", no próprio aplicativo. Porém, como a demanda é muito grande, o retorno por parte da rede social tende a demorar muito.


Leia também