Notícias

O Lendário Jazzista Louis Armstrong e Sua Herança Judaica

11/02/2021
O Lendário Jazzista Louis Armstrong e Sua Herança Judaica | Jornal da Orla

Observando qualquer foto de Louis Armstrong relaxando com o colarinho da camisa aberto e é muito provável que percebamos uma estrela de Davi pendurada em seu pescoço. É uma expressão de sua gratidão e devoção ao longo da vida pelas gentilezas mostradas a ele pela família Karnofsky quando ele era um menino de sete anos em Nova Orleans.

Louis “Satchmo” Armstrong, o falecido grande gênio do jazz com uma voz rouca, teria hoje 120 anos.

Desde a infância, o lendário cantor, trompetista, compositor e ator foi pessoal e profissionalmente moldado por uma série de ricas conexões com judeus.

Armstrong nasceu em 4 de agosto de 1901, em uma área pobre de Nova Orleans, apelidada de “o campo de batalha”. Era neto de escravos. Seu pai abandonou a família quando o pequeno ainda era uma criança. Sua mãe se tornou uma prostituta e o menino e sua irmã tiveram que viver com a sua avó. Sua mãe tinha 16 anos.

Cedo na vida ele provou ter talento para a música, tentando a sorte cantando nas ruas de Nova Orleans. Seus primeiros ganhos foram as moedas jogadas para ele.

Os Karnofsky, pobres, mas generosos, deram a Armstrong trabalho como garoto de entregas em seu negócio de transporte de sucata.
Armstrong havia largado a escola para ganhar dinheiro para sua família na quinta série. Os Karnofskys, percebendo também suas imensas dificuldades, logo começaram a alimentá-lo com refeições quentes todas as noites, e até mesmo lhe deram uma cama para dormir.

Eles o alimentaram de outras maneiras também: emprestaram-lhe cinco dólares para que ele pudesse comprar sua primeira corneta e o encorajaram a cantar.

Armstrong, anos mais tarde, escreveria tanto sobre a bondade dos Karnofskys quanto sobre a discriminação que eles suportaram como judeus.

Mas as dificuldades do pequeno Louis continuaram. Ele teve problemas por ser um “personagem perigoso e suspeito” e acabou sendo preso e enviado para o Lar para Meninos dos Waifs de Cor.

No entanto, isso também acabou sendo um presente, já que a casa lhe dava ótimas instruções musicais. Armstrong, com 13 anos, se tornou o líder da banda local e, quando se formou, estava agendando shows.

Em 1935, Glaser, nascido em uma família também de judeus russos em Chicago, começou a administrar Armstrong.

Como Benjamin Ivry escreveu em 2014, Armstrong dedicou suas memórias para os Karnofsky e Glaser.

Em Chicago, a OKeh Records permitiu que ele fizesse suas primeiras gravações com seu próprio nome. Ele e suas bandas de apoio, o Hot Five e Hot Seven, gravaram várias dezenas de discos que apresentaram ao mundo seus solos improvisados de trompete e canto característico.

As gravações da OKeh mais tarde desempenhariam um papel fundamental no estabelecimento de Armstrong como uma figura lendária do jazz.

Em uma sessão de gravação, quando a partitura caiu no chão e a música começou antes que ele pudesse pegar as páginas, Armstrong simplesmente começou a cantar sílabas sem sentido enquanto o presidente da Okeh dizia-lhe para continuar.

Armstrong o fez, pensando que a faixa seria descartada, mas essa foi a versão que foi gravada em disco, vendida e se tornou um sucesso inesperado.

O próprio Armstrong a confirmou a história em pelo menos uma entrevista, bem como em suas memórias.

Esses discos foram sucessos e o canto improvisado tornou-se uma parte importante de suas apresentações.

Armstrong disse uma vez a Cab Calloway que seu estilo de improviso era derivado “do davenen dos judeus”, um estilo judeu ortodoxo de cantar durante a oração.

Devido a uma agenda de turnês implacável e sua tendência de atingir tom altos no trompete, Armstrong passou grande parte de sua carreira lutando contra severos danos labiais.
Quando questionado sobre o racismo, em 1957, Armstrong respondeu: “Da maneira como estão tratando meu povo no Sul, o governo pode ir para o inferno”.
Ele acrescentou que o presidente Dwight D. Eisenhower tinha “duas caras” e “não tinha coragem” para intervir, e declarou que não faria mais uma turnê patrocinada pelo governo dos EUA na União Soviética.

“Eu sinto a situação oprimida da mesma forma que qualquer outro negro”, Armstrong disse mais tarde sobre sua decisão de se manifestar. “Acho que tenho o direito de ficar magoado e dizer algo sobre isso”.

Armstrong foi um talentoso compositor que escreveu mais de cinquenta canções, algumas das quais se tornaram padrões do jazz.

“Sathmo”, como era seu apelido, usou uma estrela de David ao longo de sua vida adulta.

Ele o fez para homenagear a família Karnofsky.

“Eu tinha apenas sete anos, mas pude ver facilmente o tratamento ímpio que o Povo Branco estava dispensando à pobre família judia para quem eu trabalhava. Eles sempre foram calorosos e gentis comigo, o que foi muito perceptível para mim – apenas uma criança que poderia usar uma pequena palavra de gentileza. “- Louis Armstrong, 1969
A tzedakah (caridade) da família Karnofsky se tornou tikun olam (reparar o mundo), uma vez que impactou não apenas Louis Armstrong, mas também os milhões que se inspiraram com sua música.

À medida que falta pouco para o mês hebraico de Adar e seu feriado especial, Purim, é bom refletir sobre o grande legado de alegria de Armstrong.

Em canções como “What a Wonderful e “On The Sunny Side Of The Street”, Armstrong ajudou as pessoas a encontrarem alegria em um mundo perturbador e muitas vezes sombrio.

O genial jazzista morreu de ataque cardíaco durante o sono em 6 de julho de 1971, um mês antes de seu 70º aniversário.

Uma das peculiaridades deste astro do jazz é que ele falava iídiche perfeitamente.

Mendy Tal
Cientista Político e Ativista Comunitário


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.