Notícias

A Peculiaridade do Símbolo Hamsa

18/02/2021
A Peculiaridade do Símbolo Hamsa | Jornal da Orla

Todos provavelmente já vimos esses símbolos de formato único em pingentes usados por mulheres judias ou exibidos em lojas Judaicas. E em Israel o Hamsa – seja em colares, chaveiros ou expostos nas paredes – é quase tão onipresente quanto a Estrela de Davi.

 
O Hamsa é um símbolo em forma de palma historicamente usado por judeus e muçulmanos nos países árabes como um amuleto para afastar as forças do mal, especialmente o ayn harah, "mau-olhado". 

 
O nome é derivado da palavra árabe e hebraico para “cinco” e representa os cinco dedos da mão humana. 

 
Para muitos judeus, o Hamsa simboliza a "mão de Deus". O símbolo também foi chamado de "a mão de Miriam" (que era irmã de Moisés) e os muçulmanos podem se referir a ele como "a mão de Fátima" (que era a filha de Muhammad).

 
Os amuletos são um tanto problemáticos no judaísmo porque a Bíblia proíbe a magia e a adivinhação. 

 
Ainda assim, o Talmud se refere em várias ocasiões a amuletos, ou kamiyot, que podem vir do hebraico e significa "ligar". 

 
Uma lei permite carregar um amuleto aprovado no sábado, o que sugere que os amuletos eram comuns entre os judeus em alguns pontos da história.

 
Especula-se que os judeus foram os primeiros a usar este amuleto devido às suas crenças sobre o mau-olhado. 

 
O símbolo da mão aparece em manuscritos e amuletos Cabalísticos, dobrando como a letra hebraica "Shin", a primeira letra de "Shaddai", um dos nomes que se referem a Deus. 

 
O uso do Hamsa na cultura judaica tem sido intermitente, frequentemente utilizado por judeus durante o final do século XIX e início do século XX, e cada vez menos com o passar do tempo até meados do século XX. 

 
No entanto, a noção de uma mão protetora está presente no judaísmo desde os tempos bíblicos, onde é referenciada em Deuteronômio 5:15, declarada nos Dez Mandamentos como a "mão forte" de Deus que conduziu os judeus para fora do Egito. 

 
O Hamsa é mais tarde visto na arte judaica como a mão de Deus descendo do céu durante os tempos da antiguidade tardia, o período bizantino e até mesmo a Europa medieval. 

 
Seu uso pelas comunidades judaicas Ashkenazi deste período é bem conhecido, e também surgiram evidências de que o Hamsa era usado por judeus da Espanha medieval, frequentemente associado à "magia simpática". 

 
Historiadores como Shalom Sabar acreditam que, após a expulsão dos judeus da Espanha em 1492, os judeus exilados provavelmente usaram o Hamsa como proteção em terras estrangeiras para as quais foram forçados a se mudar, no entanto, essa suposição foi difícil de provar. 

 
De acordo com Sabar, o Hamsa também foi usado mais tarde pelos judeus na Europa "como um sinal distintivo do sacerdócio, especialmente quando desejavam mostrar que uma pessoa era descendente de sacerdotes”.

 
O Hamsa também é reconhecido como portador de boa sorte entre os cristãos da região. Os cristãos levantinos chamam-lhe a mão de Maria (em árabe: Kef Miryam, ou a "Mão da Virgem Maria").

 
Trinta e quatro anos após o fim do domínio islâmico na Espanha, seu uso foi significativo o suficiente para incitar um comitê episcopal convocado pelo imperador Carlos V para decretar a proibição da Mão de Fátima e de todos os amuletos abertos para a mão direita em 1526.

 
Como Hamsa também é a palavra hebraica para cinco, e embora alguns acreditem que isso representa os cinco dedos do talismã, outros dizem que isso simboliza os cinco livros da Torá: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

 
Entre o povo judeu, o Hamsa é um símbolo muito respeitado, sagrado e comum. 

 
É usado na Ketubah, ou contratos de casamento, bem como em itens que vestem a Torá, como ponteiros e na Hagadá da Pessach. 

 
O uso da mão como imagens dentro e fora da sinagoga sugere a importância e relevância que o povo judeu associava ao Hamsa. A mão decorou alguns dos objetos mais religiosos e divinos e, desde então, emergiu de sua fase incomum.

 
Na época do estabelecimento do Estado de Israel, o Hamsa se tornou um símbolo na vida cotidiana de Israel e, até certo ponto, um símbolo do próprio Israel. 

 
Tornou-se um símbolo da secularidade e um talismã da moda; um amuleto de "boa sorte" que aparece em colares, chaveiros, cartões postais, cartões de telefone e de loteria e em anúncios. 

 
É também um símbolo comumente usado por judeus fora do Oriente Médio, particularmente em comunidades judaicas dos Estados Unidos.

 
Também é incorporado em joias de alta qualidade, azulejos decorativos e decorações de parede. 

 
Semelhante ao uso ocidental da frase "bater na madeira" ou "tocar na madeira", uma expressão comum em Israel é "Hamsa, Hamsa, Hamsa, tfu, tfu, tfu", o som de cuspir, supostamente para cuspir azar.

 
Na Mimouna, festa judaica magrebina realizada após Pessach, as mesas são postas com vários símbolos de sorte e fertilidade, com destaque para o número "5", como cinco joias de ouro ou cinco feijões dispostos sobre uma folha de massa. A repetição do número cinco está associada ao amuleto Hamsa.

 
Hamsas ainda desempenham um papel em alguns rituais sefarditas de hoje. 

 
Durante a cerimônia de henna, quando as noivas são decoradas na preparação para o casamento, elas podem usar um Hamsa ao redor do pescoço para afastar o mau-olhado.

 
Mesmo que o Hamsa seja hoje afiliado à cabala, Israel e Judaísmo, talvez sejam as origens misteriosas do símbolo e as superstições que o cercam que atraem a atenção de celebridades e pessoas comuns.

 
Qualquer que seja a nossa interpretação cultural do Hamsa, manter este símbolo por perto nos traz positividade, boa sorte e felicidade.

 
Mendy Tal
Cientista Político e Ativista Comunitário


Este artigo é de responsabilidade do autor e não reflete a linha editorial e ideológica do Jornal da Orla. O jornal não se responsabiliza pelas colunas publicadas neste espaço.