Mundo Pet

Guia para novos tutores de cães e gatos

20/02/2021
Guia para novos tutores de cães e gatos | Jornal da Orla

Separamos uma lista com os principais cuidados que os “pais” e “mães” de pet devem ter com o novo membro ilustre da família:

 

O que comprar? 

Para cães, os itens indispensáveis para são guia, coleira e plaquinha de identificação. As petshops têm o serviço de gravação das informações nesta plaquinha. Coloque o nome do animal, o seu nome e telefone para contato.

Aproveite a visita à loja para investir em bons potinhos de comida e água. A melhor escolha são os de aço inox, de preferência, com suporte para regular a altura (deixar os potes no chão pode prejudicar a coluna do seu pet na hora de se alimentar). 

Na seção de brinquedos, selecione os mais adequados à raça, tamanho e idade do seu bichinho. Analise as costuras das pelúcias e, se possível, opte por ossinhos e petiscos naturais. Arranhadores são indispensáveis para gatos. Apesar do custo elevado, a longo prazo, vale o investimento (o seu sofá agradece!). Na hora de escolher casinhas ou caminhas leve em consideração o porte do animal.  

 

Banho em casa, o ritual

Filhotes não precisam de banhos em excesso e, se você puder evitar dar banhos nos primeiros meses de vida, melhor. Passe um lencinho umedecido infantil nas patinhas, focinho e genitais e, se for o caso, escove com cuidado os pelos. 

Banho em petshop é sempre o ideal, pois lá você terá certeza de que tanto os pelos quanto a pele sairão bem secos (o que ajuda a evitar alergias e fungos, por exemplo). Mas, se você optar por dar banho em casa, será necessário seguir um verdadeiro ritual que começa com a escolha do xampu. Algumas raças são alérgicas a certas substâncias, por isso, é importante pedir indicação de produto para o médico veterinário.  

Antes do banho, proteja a orelha do cãozinho com algodão impermeável que  impede a água de entrar no ouvido do bichinho, ajudando a evitar otites, entre outras inflamações. Depois do banho, utilize um algodão comum para higienizar e secar os ouvidos. Atenção à temperatura da água, que deve ser sempre morna, mesmo no verão.

Em vez de molhar o rosto do pet, passe uma toalhinha úmida macia. Raças que possuem dobrinhas na face, como pugs, merecem atenção. Em um frasco com bico spray, misture uma colher de sopa de xampu líquido para bebês e complete o restante com água mineral. Essa solução é segura para a limpeza do focinho e região próxima aos olhos. 

Outro cuidado é com o secador após o banho. Use temperatura morna no corpo e fria nas regiões com poucos pelos, como barriga e órgãos genitais. Evite passar o secador no rosto do animal, pois o vento pode ressecar e causar lesões nos olhos, principalmente nos pets com olhos grandes. Prefira secar essa área com uma toalha macia ou fralda de pano.

 

Vacinação é fundamental!

A vacinação em dia é a melhor maneira de manter seu pet protegido. Siga as recomendações do veterinário para evitar que ele fique doente logo ao chegar na sua residência. Os filhotes de cães só podem sair às ruas após tomarem todas as vacinas e vermífugos. 

 

O que o pet deve comer? 

Seja filhote, adulto ou idoso, a escolha da ração ou alimentação natural deve ser orientada pelo veterinário. Pergunte a ele sobre marcas, a quantidade diária que deve ser oferecida ao bichinho e petiscos adequados.