Baixada Santista

Sonho da casa própria vira realidade para as 90 famílias de Praia Grande

22/02/2021
Sonho da casa própria vira realidade para as 90 famílias de Praia Grande | Jornal da Orla

As mãos da diarista Ana Lúcia Ferreira da Silva seguraram com força as chaves que materializaram o sonho de uma vida toda. A conquista da casa própria fez com que a praia-grandense não tivesse forças para segurar a forte emoção. As lágrimas teimaram em embaçar as lentes dos seus óculos. No total, 90 famílias de Praia Grande viveram a mesma alegria nesta segunda-feira (22), na solenidade que marcou a entrega das chaves das unidades do conjunto habitacional Imperador III, localizado no Bairro Melvi. Os futuros novos moradores deverão mudar para os imóveis já no início do mês de março. A ação faz parte do Plano Municipal de Habitação local.

 

“Esse é o momento mais especial da minha vida! Estou realizando meu sonho. Sempre acreditei que chegar até aqui seria possível. A cada etapa superada, eu renovava minha fé. Quero aproveitar e agradecer o atendimento que recebi dos profissionais da Secretaria de Habitação de Praia Grande durante todo esse período. É o dia mais feliz da minha vida”, declarou Ana Lúcia.

 

Mãe de quatro filhos, a diarista festejou ainda que a conquista da nova moradia significa também uma maior tranquilidade porque não terá mais que se preocupar em pagar aluguel. “Os meus filhos estão muito felizes. Eles, assim como eu, terão mais qualidade de vida. A partir de agora é vida nova e sorriso no rosto”, disse.

 

Cada unidade do conjunto Imperador III possui, em média, 50 m² de área construída, subdivididos em dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O conjunto funciona como condomínio fechado que conta com garagens coletivas (uma vaga por unidade), áreas de lazer aberta e também coberta, playgrounds e projeto paisagístico.

 

Solenidade – Por conta da pandemia da covid-19, a solenidade desta segunda ocorreu de forma virtual com transmissão através do Facebook da Prefeitura. Participaram a prefeita de Praia Grande, Raquel Auxiliadora Chini, o vice, Reco Passos, o ex-prefeito do Município, Alberto Mourão, o secretário de Habitação, Anderson Mendes, o secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, o deputado Federal, Eduardo Bolsonaro, a superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Dulce Silvério, além de demais autoridades.

Para evitar maiores aglomerações, pela manhã apenas oito famílias receberam as chaves no próprio Imperador III. As demais, 82 no total, foram contempladas no período da tarde, separadas por turnos, em atividade que também contou com todos os protocolos de biossegurança e que ocorreu no Auditório da Seduc, Bairro Mirim.

 

Praia Grande é uma das cidades que mais tem investido na área de Habitação em todo o Estado de São Paulo. As ações ocorrem através de parceria com o Governo Federal. Atualmente, cerca de 700 unidades habitacionais estão em construção no Município.

A prefeita da Cidade, Raquel Chini, também compartilhou do momento de fortes emoções dos beneficiários do Imperador III. A chefe do Executivo praia-grandense explicou que os trabalhos que estão em andamento atualmente na área da Habitação seguem as diretrizes que foram colocadas em prática nos últimos anos nas gestões do ex-prefeito, Alberto Mourão.

 

“Praia Grande investe na Habitação e trabalha em parcerias com os governos Estadual, Federal e a iniciativa privada. É um momento especial para as pessoas que vão morar no conjunto e também para nós da Administração Municipal. Agradeço o empenho da equipe da Secretaria de Habitação. O Município seguirá atuante para que possamos fazer mais entregas de unidades habitacionais e também novas regularizações fundiárias”, comentou a prefeita.

 

Uma medida de destaque desenvolvida pela Prefeitura de Praia Grande e que complementa a construção dos conjuntos habitacionais é que as áreas onde são erguidas as unidades recebem total infraestrutura, com ênfase em pavimentação, sistema de esgoto e drenagem, segurança, além de equipamentos nas áreas de Saúde e Educação. O secretário Nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, elogiou a iniciativa praia-grandense de oferecer serviços próximos dos conjuntos habitacionais.

 

“O que acontece em Praia Grande é algo que merece funcionar como referência. Serviços de Educação e Saúde disponíveis para os moradores dos conjnutos habitacionais, além de Segurança e Transporte. Isso não é visto em todo lugar. Na maioria das cidades não existe essa infraestrutura no entorno”, comentou o secretário Nacional.

O titular da Secretaria de Habitação de Praia Grande, Anderson Mendes, agradeceu o comprometimento dos servidores da pasta. O dirigente afirmou ainda que a equipe seguirá se esforçando para cumprir as metas estipuladas no Plano de Governo da prefeita Raquel Chini.

 

“Esse é um momento especial e inesquecível para todos nós. O sorriso no rosto de cada novo morador do Imperador III comprova que todo o trabalho valeu a pena. Muitas felicidades nessa nova etapa de vida de todas as 90 famílias”, comentou Mendes.