Notícias

Para quem não entende a gravidade da pandemia, só desenhando!

27/02/2021
Para quem não entende a gravidade da pandemia, só desenhando! | Jornal da Orla

Uma parcela significativa da população brasileira tem dificuldade de perceber a gravidade da pandemia. A notícia sobre o número de mortes por dia (a chamada “média móvel”) causa o mesmo impacto do que a previsão do tempo ou o movimento das travessias de balsa. O Brasil está na pior fase da pandemia, desde a confirmação do primeiro caso, há exato um ano. Ao mesmo tempo que o número de contaminados e mortos aumenta, faltam vacinas. Enquanto elas não chegam para todos, a melhor estratégia e alertar, com informações precisas, o tamanho do problema. Nem que seja preciso desenhar. 

 

 

 

 

 

VERDADES E MENTIRAS SOBRE A PANDEMIA

Kit-Covid é eficaz 
FALSO!
O coquetel composto por medicamentos como hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina não evita o avanço da doença. Não existe “tratamento precoce”.

Higienização de produtos
FALSO!
O risco de se contaminar tendo contato com embalagens de alimentos é praticamente zero.

Sabão e álcool
VERDADEIRO!
A limpeza com estes produtos, principalmente das mãos, é eficaz para evitar a contaminação.

Máscaras
VERDADEIRO!
É maneira mais eficaz de evitar o contato com o vírus. A pessoa deve usar para não se proteger da contaminação e também não transmitir, já que muitas vezes ela pode ser assintomática.

Distanciamento é eficaz
VERDADEIRO!
A redução de contato entre as pessoas diminui também o índice de contágio. Países que adotaram o lockdown conseguiram excelentes resultados. 

Imunidade de rebanho
FALSO!
Não é eficaz a ideia de expor toda a população ao contato com o vírus para que cada um desenvolva anticorpos. O número de pessoas com quadros graves e mortes seria altíssimo. Além disso, a pessoa pode obter imunidade para uma cepa do vírus e ser vulnerável a outra.

Novas cepas perigosas
EM TERMOS.
O vírus é um ser vivo com extrema facilidade de mutação, que pode resultar numa versão mais contagiosa e letal. Mas também pode surgir uma nova cepa com capacidade de infectar mais pessoas rapidamente, mas menos perigosa.

Vacinas são seguras e eficazes
VERDADEIRO!
Vacinas evitam complicações se a pessoa tiver contato com o vírus e não provocam efeitos colaterais graves. Ninguém vira jacaré.