Comportamento

Como lidar com o cancelamento de festas de casamento na pandemia

05/02/2021
Como lidar com o cancelamento de festas de casamento na pandemia | Jornal da Orla

A pandemia do coronavírus foi responsável pelo cancelamento e adiamento de muitos eventos importantes, como casamentos e festas de formaturas programadas para 2020. Aqueles que achavam que poderiam passar ilesos pela crise, com cerimônias marcadas para o final do ano, pouco a pouco estão percebendo que também podem ser vítimas da situação. Isso porque, desde novembro, casos de Covid-19 voltaram a disparar no Brasil, indicando a chegada de uma segunda onda da doença.

Nove meses de pandemia não foram suficientes para estabelecer um padrão de comportamento frente a cancelamentos de eventos como festas de casamento. Por isso, ainda em dezembro, muitos noivos tentam entender como proceder para lidar com esse fato inédito. De toda forma, há uma maior segurança jurídica quando todos os envolvidos assinam contratos que estabelecem pontos como serviços, prazos e pagamento de multa. Entretanto, há outras ferramentas que podem ajudar nesse processo.

Plataformas on-line para noivos trazem funcionalidades diversas e verificar se há possibilidade de realizar remarcações, fazer contato direto com os convidados e de informá-los sobre decisões importantes será um ponto importante para a escolha do melhor site de casamento. Apostar em serviços do tipo auxilia no relacionamento com amigos e familiares diante da necessidade de cancelamento da cerimônia.

 

Processos legais e contratuais

Do ponto de vista jurídico, a contratação que muitos noivos fazem de serviços e fornecedores para seu casamento é considerada uma relação de consumo e, dessa forma, é analisada sob a ótica do Código de Defesa do Consumidor (CDC). Portanto, existem algumas premissas que partem dessa legislação, como o direito a pedir reembolso em cancelamentos ou remarcação da data. Por outro lado, há a garantia de que a empresa deve receber pagamento pelos serviços já prestados.

O cenário atual trouxe algumas mudanças para o contexto. A fim de evitar a falência geral de empresas do ramo, o Governo Federal anunciou, ainda em abril, uma Medida Provisória que retira das companhias a obrigação de devolver o dinheiro, caso haja a remarcação do evento ou, ainda, a possibilidade de o cliente trocar por crédito na instituição para próximas vezes. Isso vale para casamentos, mas também para formaturas, shows e festivais.

Portanto, como é uma situação sem precedentes, os noivos podem acordar diretamente com a empresa o que preferem. A chance de adiar, sem data definida, pode vir a calhar uma vez que não há previsão para diminuição dos casos de Covid-19 e é preciso que o casal defina novos prazos com cada um dos diversos fornecedores – buffet, decoração, fotógrafo, banda etc.

Em termos gerais, é essencial que todos os pontos estejam definidos em um contrato oficial, para facilitar o acordo final. Assim, a única preocupação dos noivos será alertar aos convidados sobre a mudança de planos – algo rápido e prático quando feito com a ajuda de um site de casamentos.

 

Ajuda de sites de casamento

O cancelamento de um casamento vai muito além de problemas jurídicos. É preciso ter jogo de cintura para alertar os familiares e para evitar, ao máximo, prejuízos para o casal. Nesse caso, um site de casamento é uma forma de resolver diversas questões rapidamente, em um só lugar.

Com ferramentas da própria ferramenta, é possível entrar em contato com todos que marcaram presença no casamento, avisando sobre a decisão de adiar a cerimônia. Em época de pandemia, é provável que os convidados já estejam esperando por isso, porém, de toda forma, é essencial que haja uma mensagem oficial por parte dos noivos. Esse também pode ser o canal mais indicado para anunciar a nova data, quando definida.

Noivos que ainda não moram juntos podem passar por outro problema quando a cerimônia de casamento é cancelada. Muitos casais contam com os presentes recebidos para estruturar o novo lar, com primeiros utensílios, móveis e eletrodomésticos. Mesmo com o adiamento da cerimônia, a data da mudança de residência muitas vezes continua a mesma, já que essa alteração implica em problemas com corretoras e construtoras.

Uma solução prática para isso é optar pela lista de presentes de casamento em dinheiro – possibilidade em sites de qualidade pelo país. O casal pode receber o valor, mesmo sem a cerimônia, e conseguir adiantar os planos com a casa nova. Assim, quando o casamento acontecer, os convidados não precisarão presentear novamente.

É de extrema importância que os noivos comuniquem essa decisão a todos e expliquem os detalhes, a fim de não deixar espaço para dúvidas e mal-entendidos. O site de casamento auxilia nessa tarefa.