Notícias

Praia Grande inicia plano de retomada das aulas presenciais

01/03/2021
Praia Grande inicia plano de retomada das aulas presenciais | Jornal da Orla

Nesta segunda-feira (1º), a Prefeitura de Praia Grande inicia o Plano Municipal das Aulas Presenciais, elaborado pela Secretaria de Educação (Seduc) local. Nesta primeira fase, mais de 16 mil alunos têm a possibilidade de retornar a rotina de sala de aula. Para garantir a biossegurança de estudantes, professores e funcionários, as 77 unidades de ensino da rede municipal estão equipadas. O uso de máscara será obrigatório, assim como, a utilização de álcool em gel e a medição de temperatura.

 

Retornam nesta primeira fase os alunos das turmas de transição de nível. Desta forma, voltam a rotina escolar segunda-feira, estudantes matriculados no Infantil II, 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). As salas foram divididas em quatro turmas, cada uma dela participa da atividade presencial uma vez por semana, de segunda a quinta. Na sexta, o docente atenderá os alunos que retomaram neste momento.

 

As aulas das turmas de Infantil II terão três horas de duração presencial e uma remota. Já os alunos do 1º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, bem como os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contarão com 3 horas de aula na escola e duas online. Aqueles meninos e meninas que não retornam neste momento, bem como, os que não fazem parte dos níveis de ensino destacados continuarão com as aulas à distância, como ocorre desde o ano passado.

 

A primeira fase do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presencias terá a duração de 30 dias. Após o período, caso as condições sejam favoráveis, a Secretaria de Educação avançará o plano entrando na segunda fase prevista para iniciar em 5 de abril. “Vamos dar um passo de cada vez. Queremos garantir a retomada de forma segura. Precisamos aos poucos voltar, mas sem esquecer da questão da saúde”, destacou a secretária de Educação, a professora Cida Cubilia.

 

Na segunda fase do Plano de Retomada, a capacidade das turmas passa de 25% para 50% do total de alunos por sala. Por semana, ao invés de irem uma vez começam a assistir às aulas presenciais dois dias da semana. Nesta etapa, além dos estudantes que faziam parte da primeira fase, os alunos do Infantil I e do 2º, 3º e 6º ano do Ensino Fundamental também frequentam a unidade de ensino.

 

As escolas seguirão todos os protocolos sanitários, de higiene, distanciamento e contarão com tapete higiênico, álcool gel, realizarão aferição da temperatura, uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metros entre alunos em filas e salas de aulas, uso de copos e toalhas individuais pelos alunos. Os profissionais das unidades escolares terão máscaras face shield à disposição. Os recreios não terão mais o sistema self-service, sendo que a comida será servida aos alunos.

 

Nas duas primeiras fases, o retorno dos alunos para a sala de aula será facultativo. Desta forma, pais ou responsáveis que entenderem ainda não ser o momento poderão optar pela permanência do ensino remoto. Para isso, deverão assinar um termo de responsabilidade, sendo necessário que os alunos participem efetivamente das aulas.

 

Já a terceira e última etapa do Plano Municipal de Retomada das Aulas Presenciais está prevista para começar em maio, quando 100% dos alunos retornam para aulas presenciais. Para isso, o Município deve estar na Fase Verde do Plano SP. Neste período, voltam a atender as turmas de Creche, Educação Especial, Complementação Educacional e Atendimento Educacional Especializado (AEE).