Tecnologia

Dicas de Filmagens e Vídeos para Empreendedores

01/03/2021
Dicas de Filmagens e Vídeos para Empreendedores | Jornal da Orla

A publicidade nunca esteve tão disponível, afinal nos dias de hoje, qualquer pequena empresa pode realizar as suas próprias campanhas através das redes sociais e parcerias com os influenciadores digitais.

 

Ainda assim é necessária alguma atenção, afinal os vídeos divulgados através das redes sociais, ainda que sejam curtos, demonstram a possíveis clientes aspectos importantes da sua empresa, como por exemplo o seu profissionalismo.

 

Sabemos que pequenos empresários e empreendedores que estão iniciando as suas atividades, normalmente, não dispõe de grandes investimentos para a produção de peças publicitárias ou de orçamento para contratar um bom marketing. E, para auxiliar neste processo, nós separamos algumas dicas para criar vídeos espetaculares sem muito conhecimento e com pouco investimento, então confira abaixo todas as nossas sugestões:

Procure por conhecimento
Não há a necessidade de você se formar em um curso de cinema, ou procurar por uma especialização em roteiros publicitários. Porém, é necessário um mínimo de conhecimento para encontrar os melhores enquadramentos, pensar nos planos visuais, entender um pouco do equipamento e saber como editar o material produzido. Então dê uma pesquisada sobre o básico, como enquadramento de filmagens, melhores equipamentos, e também sobre o essencial para fazer uma boa edição. 

Crie um roteiro
Apenas ligar a câmera e sair gravando não é o suficiente, afinal, assim você desperdiça tempo, espaço para armazenamento e dá mais trabalho na hora da montagem e da edição. Por isso, pense antecipadamente e coloque no papel o que você deseja apresentar, e então execute o seu plano.

 

Caso esteja sem criatividade para elaborar um roteiro, busque por referências, assista a maior quantidade de vídeo possíveis, principalmente dos concorrentes diretos, absorva o que achar mais interessante e apresente o produto do seu modo, mas com as inspirações necessárias. Lembre-se de focar no objetivo principal de valorizar o seu produto e despertar nas pessoas o desejo de aquisição do mesmo.

Atenção com o equipamento
Ainda que se trate de um vídeo gravado com smartphones, é necessário algum cuidado com os equipamentos auxiliares, como lentes que possam ser acopladas à câmera original do aparelho e, principalmente, fique atento à iluminação.

 

Uma boa dica para quem não tem a possibilidade de investir em uma boa iluminação, é contar com a luz natural, realizar as gravações em ambientes bem iluminados, observar o melhor ângulo para a luminosidade direta e indireta, assim as sombras são evitadas. Caso não seja possível usar a luz natural utilize a sua TV com tela branca para dar uma melhor luz à sua gravação. Para isso basta pesquisar imagens totalmente brancas, na TV, e se posicionar em frente a mesma. Assim você terá toda a luminosidade do aparelho a favor do seu vídeo.

Atenção com o áudio
Além da imagem em si, o áudio também é de suma importância. Por isso é um dos pontos que você deve tomar bastante atenção na hora de gravar um vídeo, afinal, ele será responsável por transmitir grande parte da mensagem de toda a montagem. Uma excelente alternativa é utilizar uma captação externa do som, como um microfone auxiliar, isso porque os embutidos nem sempre apresentam uma boa qualidade.

 

Caso não seja possível investir em um microfone, pondere uma montagem separada, onde você edita o vídeo sem áudio e depois grava os sons separadamente, em um ambiente fechado e controlando os ruídos, e então une às duas partes. A qualidade assim ficará bem melhor que se gravado juntamente com as imagens.

Foque prioritariamente na edição
A edição pode corrigir muitos erros realizados no momento da gravação, dá todo embelezamento e acabamento necessário para o vídeo e torna o produto bruto em algo apresentável.

 

Como se trata de uma peça publicitária, é neste ponto que o seu vídeo terá uma imagem profissional, com a filtragem de tudo que é importante e deve ser exibido, o que será refeito e o que será apresentado para o público.

 

Se você conta com pouco investimento, a maior fatia deve ir para a edição, seja na contratação de um editor profissional, investimentos em cursos ou até mesmo com a disponibilização de mais tempo para aprender a utilizar as ferramentas necessárias para realizar este serviço. Essa é, sem dúvidas, uma das partes mais cruciais nesse processo.

Grave mais de uma vez
É claro que é ótimo terminar de gravar e ver que ficou como esperava, isso com certeza dá um grande alívio. Porém, se você tentar gravar mais 1 ou 2 vezes provavelmente se surpreenderá com o resultado. Sempre tem uma coisinha ou outra que pode ser melhorada, então não se contente com o primeiro resultado, busque aperfeiçoar até chegar em um produto final realmente bom.

Filme quantas vezes for necessário, vá reparando pequenos errinhos e melhorando. Essa estratégia de gravar mais de uma vez também ajuda quem tem vergonha da câmera a ir perdendo o medo e ir se soltando cada vez mais, deixando o vídeo cada vez mais fluido e natural – o que contribui bastante para o resultado final positivo.

Evite a mesmice – seja criativo
Tente sempre trazer algo interessante e criativo para os seus vídeos. Não é muito legal a oscilação entre um conteúdo bastante produzido e relevante com outro menos interessante. 

A criatividade pode trazer bons frutos para o seu negócio, busque por muitas referências e tente sempre colocar o assunto que você quer passar de uma forma criativa. Acompanhe os seus concorrentes e procure estar sempre à frente na abordagem do conteúdo. Uma roupa pode ser vendida de várias formas, o cliente com toda certeza vai escolher a marca que mais se destaca e é aí que entra a divulgação criativa, então aposte na criatividade dos seus vídeos!

Essas foram algumas das nossas dicas para você empreendedor se destacar com bons vídeos e filmagens, mesmo tendo o orçamento curto. Lembre-se sempre que uma imagem vale mais que mil palavras, então coloque em prática as nossas dicas e busque se aperfeiçoar em todos os quesitos, como filmagens, edições e principalmente a sua criatividade. Procure sempre evoluir e também investir em equipamentos de qualidade, o retorno com certeza valerá a pena!