Cinema

Com obras dirigidas por mulheres, Santos Film Fest começa nesta terça-feira

16/03/2021
Com obras dirigidas por mulheres, Santos Film Fest começa nesta terça-feira | Jornal da Orla

O Santos Film Fest – Festival Internacional de Cinema de Santos realiza, de 16 a 23 de março, uma edição especial online e gratuita. Serão 75 filmes na programação, entre curtas e longas, nacionais e estrangeiros, todos dirigidos ou produzidos por mulheres.

 

A Mostra Nacional conta com 12 longas-metragens e 12 curtas-metragens; a Mostra Estrangeira reúne quatro longas e sete curtas de países como Argentina, Uruguai, Peru, Portugal e Cuba; a Mostra Humanidades conta com 15 longas e 13 curtas; e a Mostra Regional Baixada Santista apresenta oito obras. 

A homenageada Adelia Sampaio será lembrada em duas sessões duplas com o curta-metragem Denúncia Vazia (1979) e o longa Amor Maldito (1984), primeiro filme lésbico do país. 

O documentário Meu Nome é Jacque, de Angela Zoé, será exibido em sessão hors concours, e o documentário Asilo – A Última Curva da Vida, de João Normando e Mari Cardoso ficará disponível em sessão especial. Os longas-metragens das mostras nacional e estrangeira terão duas exibições cada. Todos os demais filmes ficarão liberados, em tempo integral, da 0h01 de 17 de março até as 15h do dia 23. 

 

Abertura
Na homenagem à Adelia, além da presença da diretora na abertura, nesta terça (16), às 19h30, pelas redes sociais do festival (www.facebook.com/santosfilmfest e www.youtube.com/santosfilmfest) e pelo canal do Sesc Santos, com mediação da diretora do evento Paula Azenha e a cineasta Vitória Felipe, será lançado o e-book "Adelia Sampaio: O Segredo da Rosa", com 126 páginas, pela Coleção Santos Film Fest, no qual a cineasta relembra sua trajetória de vida, carreira e conta curiosidades.

 

Dentro dessa coleção ainda será relançado o livro "Rubens Ewald Filho: Vida de Cinema!", com uma entrevista biográfica do crítico de cinema santista, lançada originalmente no festival, em 2018, quando ele foi homenageado, e esgotada. 

 

Edição 2021

“A seleção de filmes resultou num panorama muito interessante da produção audiovisual realizada por mulheres no país, de jovens cineastas até as mais experientes e premiadas”, explica o diretor do festival André Azenha. “Focamos em filmes dirigidos ou produzidos por mulheres por entendermos ser importante ressaltarmos mulheres em funções de comando no audiovisual brasileiro, e que ainda são minoria, mas a prova de que realizam obras importantes está aí”, destaca Paula Azenha. 

 

Em 2021 ainda acontecerá a sexta edição do Santos Film Fest, de 22 a 29 de junho. Nela será relançado o livro "Grandes Interpretações do Cinema Brasileiro", de Waldemar Lopes, e a autobiografia da atriz Ondina Clais, em versão e-book e tiragem limitada de exemplares impressos.