Teatro

Mateus Solano será homenageado no Fescete

05/03/2021
Mateus Solano será homenageado no Fescete | Jornal da Orla

Consagrado no teatro, nas telinhas e nas telonas, o ator Mateus Solano será o principal homenageado da 25ª edição do Fescete – Festival de Cenas Teatrais de Santos. Com inscrições previstas entre 24 de março e 23 de abril, o evento terá este ano como tema 'É Meu, é Seu, é Nosso!', uma das máximas da equipe de produção do evento ao celebrá-lo com a comunidade.

 
"A homenagem a Mateus Solano é uma ode ao artista de teatro, cuja vida artística perpassa pelas primeiras descobertas do palco, o trabalho coletivo, as dificuldades, as experimentações e, acima de tudo, a vontade de mudar o mundo pela arte", destaca Karla Lacerda, que divide a direção geral do festival junto de Pedro Norato.

 
"Na escala do espaço, o festival, que inicialmente era voltado para o público santista, hoje abraça grupos do Brasil inteiro e atinge o público internacional com seu formato híbrido. Nesta edição comemorativa, o festival resgata a própria história e celebra o presente para poder olhar o futuro", ela complementa.

 
Mateus se dedica a diferentes palcos, já tendo atuado no teatro com Wagner Moura e direção de Adebal Freire Filho ('Hamlet'). Nas telonas, Mateus atuou em 'Linha  de Passe', de Walter Salles. Já na TV, consagrou-se desde os personagens cômicos até os dramáticos, como nas minisséries e novelas 'Maysa', 'A Diarista', 'Viver à Vida', 'Amor à Vida' e 'Pega pega'.

 
Atualmente, Mateus tem se empenhado ainda mais ao ativismo, participando de lives e debates sobre cultura e sustentabilidade. Além disso, ciou o grupo 'Mudar para preservar", inaugurou a loja 'Muda no Rio de Janeiro', e é embaixador da ONG Mares Limpos.

 
Contemplado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Santos Port Authority (Autoridade Portuária), o Fescete é uma realização da Tescom, em parceria com a Prefeitura Municipal de Santos, Porto Cidade, Secretaria Especial da Cultura via Ministério do Turismo e Governo Federal.