Notícias

Semana da Cultura Caiçara será realizada de forma virtual

09/03/2021
Semana da Cultura Caiçara será realizada de forma virtual | Jornal da Orla

Em Guarujá, a Semana da Cultura Caiçara, que este ano acontece na próxima semana, entre os dias 15 e 21 de março, tem como objetivo discutir, promover e resgatar histórias e tradições da região. Devido à readequação para a Fase Vermelha, conforme estabelecido pelo Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Cultura de Guarujá adaptou a programação, que será realizada de forma virtual.

 

O munícipe pode conferir toda a programação pelas redes sociais da Secult, pelo canal no Facebook: @culturaguaruja.

 

Já na abertura, será realizada uma exposição sobre a arte caiçara por meio de fotografias. Além disso, será divulgado ao público um vídeo contendo uma encenação da Puxada de Rede, atividade tradicional da capoeira caiçara e folclórica.

 

Entre as atrações, haverá uma representação do livro ‘Os Homens da Ilha’ em homenagem ao cantor e compositor Silvano Ledo, popularmente conhecido como Passarinho. O caiçara, que sempre esteve ligado aos movimentos culturais, faleceu recentemente.

 

Para o Secretário de Cultura, a preservação da identidade caiçara, conserva e valoriza a região. “Temos uma cultura rica em música, literatura, festas e costumes. Cultivar essas características é preservar a nossa história e mantê-las para as gerações futuras” afirma.