Notícias

Série da Sinfônica de Santos destaca obra de Claude Debussy

10/03/2021
Série da Sinfônica de Santos destaca obra de Claude Debussy | Jornal da Orla

O maestro Luís Gustavo Petri guiará o público por ‘uma viagem no tempo’ a partir desta quinta-feira (11), às 12h, durante a nova série 'Debussy em Concerto', que pode ser vista no canal Cultura Santos do YouTube. Durante a apresentação, Petri detalha os preparativos e o clima de um concerto especial de música francesa, realizado pela Orquestra Sinfônica Municipal de Santos em 2015, no Teatro Coliseu.

 

Com três episódios, esta nova edição da 'OSMS Perto de Você' traz curiosidades sobre o compositor francês Claude Debussy e ainda exibe trechos das peças executadas e registradas no concerto de seis anos atrás.

 

DEBUSSY
Claude Debussy (1862-1918) conquistou a fama de revolucionário ainda no conservatório onde estudava piano. Mentor e principal criador de um original estilo de música inspirado nos ideais da pintura impressionista, o autor não se apegava a rótulos e barreiras musicais.

 

Segundo críticos e estudiosos, sua música significou uma libertação dos padrões tradicionais das repetições e das cadências rítmicas. Além de desobedecer às normas da harmonia clássica, ele deu excepcional importância aos acordes isolados, aos timbres, às pausas e ao contraste entre registros.