Mundo Pet

Março Amarelo alerta para Doença Renal Crônica em animais domésticos

13/03/2021
Março Amarelo alerta para Doença Renal Crônica em animais domésticos | Jornal da Orla

Você sabia que em março a comunidade veterinária alerta para a prevenção da Doença Renal Crônica (DRC) em cães e gatos? Trata-se do Março Amarelo para pets, escolhido por ocasião do Dia Mundial do Rim, em 12 de março. 

De acordo com a médica veterinária Jéssica Almeida Santana, do Hospital Veterinário Taquaral, a DRC está entre as principais causas de mortes de pets acima dos sete anos de idade, especialmente, os gatos. Saiba como identificar o problema: 

Como identificar? 

Perda de apetite, emagrecimento, vômitos e diarreia (muitas vezes até com sangue); aumento da ingestão de água, aumento do volume de urina, má condição de pelagem, letargia e presença de sangue no xixi são sinais de que o animal pode estar com DRC.

O diagnóstico deve ser feito pelo médico veterinário especialista em Nefrologia, que submeterá o pet a uma série de exames.

Raças mais afetadas 
Entre os cães estão: Shar Pei; Bull Terrier; Cocker Spaniel Inglês; Bullmastife; Rottweiler; West Highland White Terrier; Golden Retriever; Lhasa Apso; Schnauzer Miniatura, Shih Tzu e Poodle. Já os felinos que mais apresentam são os Persas, Exótico e Abissínio. 

Tratamento
Embora esta enfermidade seja incurável, medidas terapêuticas, como mudança na alimentação ou medicamentos que controlem a quantidade de proteína na urina, costumam ser adotadas pelos veterinários para amenizar as manifestações clínicas e prolongar a vida dos bichinhos. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial.

Em casos mais graves, a internação é necessária para acompanhamento intensivo. “Como se trata de uma doença crônica, o cachorro ou o gato precisará de assistência durante toda a vida. Com o acompanhamento correto, o pet pode viver com qualidade", afirma Jéssica.