Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Colunistas/Digital Jazz | 08/02/2021

A cultura salvando vidas

Cássio Laranja é produtor musical e coordenador da rádio online Digital Jazz/Jornal da Orla

A Cultura é o meio capaz de incluir, de compartilhar emoções e sensações.

A Cultura tão importante em qualquer sociedade politicamente organizada, infelizmente nos últimos tempos, vem sendo covardemente atacada e menosprezada.


Não preciso nem destacar que a Cultura foi uma das atividades mais prejudicadas pela pandemia. Para a grande tristeza de todos nós.


No entanto, para demonstrar sua importância e real necessidade, neste momento se consolidou naturalmente como uma das atividades mais necessárias para a humanidade.


Salvou muitas vidas! Salvou inclusive a minha! E continuará salvando até o final destes dias conturbados e tão difíceis.


Imagino a Cultura como um grande guarda sol. Com cores fortes e marcantes, numa praia, de frente para o mar azul, recebendo uma brisa constante e com cheiro de maresia.


Nas suas varetas de sustentação:  a música, a literatura, o teatro, a dança, o cinema, o artesanato, as exposições, o circo, a pintura e muito mais.


A Cultura é o meio capaz de incluir, de compartilhar emoções e sensações. É uma grande aliada para transformar a sociedade. Ou seja, uma atividade mais do que essencial. Absolutamente fundamental!


Contribuímos com a nossa sociedade em Santos/SP com os festivais de música Rio Santos Bossa Fest (janeiro) e Rio Santos Jazz Fest, (abril), evento oficial da UNESCO e a rádio online Digital Jazz. 


Todos estes projetos com a essência da acessibilidade e da quebra de paradigmas. Em 2021, todos os festivais serão realizados na versão online.


E no período da pandemia de março até outubro de 2020, realizamos 100 lives do Momento Digital Jazz pelo canal do YouTube Orla TV, trazendo os principais nomes da nossa música aqui do Brasil e do exterior, num registro histórico que ficará para sempre.


Estamos vivendo intensamente um momento de total adaptação e de novas descobertas para a cena cultural.


Os shows musicais com certeza se tornarão híbridos, divididos entre a forma presencial e a online. Posso dizer por experiência própria que foi a grande conquista da pandemia.


E uma outra certeza: faça você mesmo!


Falo pela música, que tem o raro poder de aproximar as pessoas e transformar suas vidas.


Precisamos valorizar a Cultura, que apesar de estar passando por um momento muito difícil, continuará sendo uma ferramenta de voz para toda a humanidade.


Viva a Arte! Viva a Cultura!

 


 


Leia também