Geral

Mais vendidos na Black Friday 2020

19/03/2021
Mais vendidos na Black Friday 2020 | Jornal da Orla

O ano de 2020 foi um desafio para todos os habitantes do mundo. De um momento para outro, as rotinas de trabalho, os relacionamentos entre pessoas e as metodologias de estudo mudaram completamente. As modificações também impactaram nos hábitos de consumo, principalmente na Black Friday.

Como consequência da pandemia do Covid-19, as pessoas preferiram comprar desde suas casas em vez de ficar pesquisando preços nas lojas físicas. Por este motivo, a Black Friday 2020 se desenvolveu de um jeito bastante particular.

Em comparação com as edições anteriores, foi a sexta-feira de ofertas que teve maior presença digital desde o início deste ritual, e também foi aquela onde as escolhas dos artigos estiveram relacionadas com a realidade que atravessa o mundo.

Os produtos mais vendidos na Black Friday 2020

Por causa da pandemia, as casas de muitas pessoas se transformaram em escritórios improvisados. Em consequência, na hora de fazer as compras, deram prioridade a produtos para trabalho e estudo, assim como também a elementos de cuidado pessoal.

Celulares
Um dos produtos mais procurados durante a edição 2020 da sexta-feira de ofertas foram os smartphones. De acordo com uma pesquisa feita pela empresa de marketing Criteo, os celulares inteligentes registraram um crescimento das vendas de 479% em comparação com o ano anterior.

Além de permitir a comunicação através de ligações e serviços de chat online, os smartphones foram muito utilizados durante o isolamento para se conectar em aulas virtuais e para fazer reuniões online, tanto de trabalho quanto familiares.

Televisores
Cada ano existe um produto estrela na Black Friday. Aquele que é, não somente o mais procurado, senão também o preferido na hora de fazer as compras.

Na edição 2020, os televisores foram os favoritos dos consumidores. Independente do tamanho, modelo ou marca, as vendas deste artigo cresceram 672% em comparação com o ano de 2019, segundo a investigação da Criteo.

O motivo do aumento está associado à quantidade de tempo que as pessoas passaram em casa devido ao confinamento. Sem muitas coisas para fazer e com a proibição de sair na rua, a televisão passou a ser um ótimo entretenimento para crianças e adultos.

 

Computadores portáteis
O estudo também revelou que os laptops também foram os protagonistas das vendas durante a edição 2020 da Black Friday , alcançando um crescimento de 308% em comparação com o ano anterior.

Trabalhadores que passaram a fazer home office, estudantes que fizeram suas aulas de forma online e professores que tiveram que se acostumar com apresentações e gabaritos virtuais foram os principais clientes deste segmento.

Acessórios para computador e smartphone
A conectividade foi a principal característica que o ano de 2020 nos deixou. Em consequência, durante a Black Friday o segmento que inclui itens para melhorar o uso dos laptops e celulares também registrou um grande crescimento nas vendas.

A investigação da Criteo ressaltou que devido à necessidade de participar em ligações virtuais, videoconferências e aulas online, a comercialização de fones de ouvido e headsets aumentou 327%. No entanto, as compras de dispositivos de entrada e de adaptadores USB aumentaram 316% e 233%, respectivamente.

Sistemas de som
Os aparelhos de som também foram um dos itens mais procurados durante a sexta-feira de compras mais famosa no ano de 2020.

Segundo a pesquisa, o trecho de aparelhos de som registrou um aumento de 169% nas vendas, tanto nos dispositivos de menor potência, principalmente utilizados para trabalhar ou estudar, quanto nos modelos de maior alcance, usados habitualmente para lazer.

Eletrodomésticos
Embora não tenham registrado um aumento tão considerável quanto os segmentos descritos acima, os eletrodomésticos também foram um dos itens mais vendidos durante a Black Friday edição 2020.

Como consequência do confinamento, muitas pessoas decidiram comprar novos elementos de uso comum como geladeiras, fogões e pequenos eletrodomésticos, principalmente aqueles que se utilizam para fazer preparações culinárias.

 

 

Na comercialização de bens, a escolha dos produtos está relacionada com a faixa etária dos clientes, assim como também com suas possibilidades econômicas e com seus hábitos de consumo.

Porém, não há dúvidas que os artigos mais vendidos na Black Friday 2020 foram os itens e dispositivos eletrônicos que permitiram continuar desenvolvendo as atividades cotidianas normalmente em meio à pandemia.