Mundo Pet

Benefícios da convivência com animais de estimação

27/03/2021
Benefícios da convivência com animais de estimação | Jornal da Orla

Não é novidade, principalmente para aqueles que já são tutores de pets, que os animais de estimação deixam a vida mais feliz, além de serem sempre uma fonte de carinho e conforto. Estudos realizados pelo Centro de Nutrição e Bem-estar Animal, da Mars Petcare, apontam que a socialização com gatos e cães diminui os níveis de estresse e aumenta a produção de hormônios que trazem a sensação de felicidade nos seres humanos. Confira cinco fatos sobre os pets e os benefícios de se conviver com eles:

Ter um pet traz mais saúde
Não é possível afirmar ainda que adotar um pet, por exemplo, reduz a mortalidade, mas estudos já comprovam que existe uma "vantagem" na qualidade de vida e saúde entre aqueles que são tutores e aqueles que não são.

Eles ajudam na nossa saúde mental
A grande maioria dos tutores de gatos e cães atestam que conviver diariamente com seu pet tem impacto positivo em sua saúde mental. Não é à toa que são conhecidos como "melhores amigos do homem". Eles são responsáveis por promover sensações de segurança e bem-estar, além de ajudar a lidar melhor com o estresse, a ansiedade e a depressão.

São excelentes companhias para exercícios físicos

Os pets, mais especificamente os cães, podem ser excelentes incentivadores para que o tutor estabeleça uma rotina de exercícios físicos. A prática mostra-se benéfica para ambos, como relatam uma série de estudos sobre as interações entre humanos e animais, uma vez que caminhadas e corridas com cães trazem efeitos positivos para a saúde física dos tutores e de seus animais.

Pets são companheiros, mas exigem compromisso
Observando todas as vantagens de se conviver com um pet, é fácil imaginar que muitas pessoas adorariam ser tutores de um gatinho ou cãozinho, principalmente em um momento de quarentena. Entretanto, é importante recordar que a decisão de ter um pet não pode ser precipitada e a guarda deve ser responsável.
O tutor e/ou futuro tutor deve se informar sobre todos os pontos de atenção e compreender se pode arcar com as obrigações de tempo, disponibilidade na rotina, financeira, entre outras. Assim, é possível evitar as devoluções aos abrigos ou até mesmo o abandono de animais.