Notícias

Conheça os tipos de prótese de silicone e como escolher

24/03/2021
Conheça os tipos de prótese de silicone e como escolher | Jornal da Orla

Destaque entre as cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil, a mamoplastia de aumento é um procedimento que restaura ou confere volume aos seios. Para isso, podem ser utilizados variados tipos de prótese de silicone, que se diferem no que diz respeito ao tamanho, formato e textura.

 

A decisão relativa ao modelo ideal entre os tipos de prótese de silicone deve ser feita pelo paciente juntamente com o cirurgião plástico. Este profissional se responsabiliza por avaliar as características físicas do indivíduo, indicando o modelo que trará resultados mais compatíveis com a expectativa do paciente.

 

Quais são os tipos de prótese de silicone?

 

As próteses de silicone existentes podem ser divididas de acordo com seu formado, sendo classificadas entre:

 

  • Prótese cônica;
  • Prótese redonda;
  • Prótese em gota, também chamada de anatômica.

 

A prótese cônica geralmente é indicada para pacientes que possuem tórax e ombros estreitos, uma vez que este implante apresenta menor largura. Este modelo projeta bastante o seio, sem aumentar o volume nas laterais.

 

A prótese redonda, por sua vez, é mais simétrica e preenche igualmente os espaços da mama, deixando-a mais volumosa e evidenciada na parte do colo e pescoço. Este é o mais usado entre os tipos de prótese de silicone, mas também é o que apresenta um resultado menos natural.

 

O modelo em gota é chamado de anatômico justamente porque é o que apresenta um formato que mais se assemelha à mama em seu aspecto natural. Trata-se do modelo mais indicado para quem está buscando um resultado natural, sendo também amplamente utilizado em pacientes que passaram por uma mastectomia por conta do tratamento contra câncer de mama.

 

Tamanho e projeção das próteses de silicone

 

Além do formato, os diferentes tipos de prótese de silicone apresentam projeção (perfil) variado, ou seja, o quanto elas deixam os seios mais para a frente. De maneira simplificada, perfis baixos têm largura maior e projeção curta, enquanto perfis altos apresentam largura moderada e maior projeção.

 

As próteses podem ter tamanho que varia de 150 ml a até 600 ml, sempre respeitando as características físicas da mulher e o resultado que ela deseja alcançar. Embora muitas busquem seios avantajados, os modelos muito grandes não costumam ser tão indicados justamente por conta do aspecto pouco natural.

 

Existem, ainda, alguns tipos de próstese de silicone com textura mais rígida, que possuem uma composição interna de maior qualidade e promovem um efeito mais natural ao toque.

 

Como escolher o tipo ideal?

 

O modelo ideal de prótese mamária depende das características da paciente e de suas expectativas em relação ao procedimento. Embora a maioria das mulheres tenda a preferir os modelos maiores e mais evidenciados, o ideal é conversar com o cirurgião plástico para avaliar as possibilidades.

 

Para saber qual dos tipos de próteses de silicone é melhor para você, portanto, a dica é procurar um cirurgião plástico experiente. Este profissional poderá explicar todas as diferenças entre os modelos e tamanhos, apontando os resultados que podem ser alcançados de maneira satisfatória.