Cinema

Arte no Dique lança filme sobre intercâmbio cultural na Itália

02/04/2021
Arte no Dique lança filme sobre intercâmbio cultural na Itália | Jornal da Orla

O Instituto Arte no Dique lançará online o documentário "Dique, Cidade Aberta", que traz o registro da primeira viagem internacional ao sul da Itália, em 2018, de nove crianças que fazem parte da oficina de percussão da instituição. O filme teve lançamento no Cine Roxy em 26 de novembro de 2019. Agora, a obra será disponibilizada online a partir de 24 de abril, um sábado, 15h, no canal da instituição no Youtube.

 

Com uma hora e dez minutos de duração e dirigido por Marcos Vinicius e Felipe Seguro, o filme tem título que faz alusão ao clássico neorrealista do diretor italiano Roberto Rossellini, "Roma, Cidade Aberta" (1945). Mas ao contrário do longa original que retrata a segunda guerra mundial, as crianças do Coletivo Querô ocuparam a região sul italiana com muito amor, carinho e talento.

 

Ao longo de 15 dias, os jovens percussionistas ficaram hospedados em casas de famílias locais e tiveram a oportunidade de se apresentarem em escolas, teatros e conservatórios de música, além de acompanharem aulas de inglês, italiano e francês.