Notícias

Palestras online marcam o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Santos

02/04/2021
Palestras online marcam o Dia Mundial de Conscientização do Autismo em Santos | Jornal da Orla

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta sexta-feira (2). E para chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro Autista, Santos inicia uma programação especial de palestras on-line, com especialistas de diferentes áreas, que vão até o dia 9 de abril, pela página do Facebook do Condefi.

 

Além disso, o viaduto Paulo Gomes Barbosa, na Nova Entrada da Cidade, e a Avenida Ana Costa, ganham iluminação especial em azul para lembrar a data.

 

Nesta sexta-feira (2), a partir das 17h, as palestras serão com Esther Santana, nutricionista especialista em modulação intestinal, Amanda Ribeiro, especialista em intervenção precoce do autismo, Patricia Heitmann Magario, médica neurologista e Danielle Ramos de Amorim Freitas, psicóloga do Núcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais (Napne).

 

No domingo (4), a partir das 17h, será a vez de Danilo Pereira Tedros (Desafios do Autista na vida adulta), Gabrielle Esteves Villa (mãe e assistente social), Priscila Silva (mãe e ativista), Thamyres S. Figueiredo (psicóloga e coordenadora do Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento) e Guilherme Guedes Reis (psicólogo e coordenador geral da Clínica Matheus Alvares).

 

Para completar a programação de palestras, na terça-feira (6), Cauê Talarico fala sobre Direitos e Cidadania da Pessoa Autista e, no dia 9 de abril, André Delgado e a Comissão de Inclusão Social da MSC serão os convidados. Ambas as palestras começam às 17h.

 

"Estamos trazendo por meio dessas lives todo tipo de informação referente à qualidade de vida das pessoas com autismo nas mais diferentes áreas, incluindo depoimentos deles mesmo, que são os protagonistas, e de seus familiares.", explica Cris Zamari, coordenadora de Defesa de Política para Pessoas com Deficiência (Codep), da Prefeitura de Santos.

 

"Temos o exemplo do André Salgado, que é autista, e trabalha há cinco anos na MSC. Ele vai falar sobre a sua carreira, a sensação de pertencimento e do seu valor para a empresa, além das pessoas que convivem com ele diariamente. Queremos desmistificar esse assunto para a sociedade".

 

CARREATA
Para o dia 25 de abril está prevista uma carreata alusiva ao Dia Mundial de Consciência do Autismo, juntamente com o Dia Internacional da Síndrome de Down, que foi celebrado no dia 21 de março. "Seguindo todos os protocolos sanitários, unindo pela primeira vez as duas datas", explicou Zamari.

 

Clínica-escola e programa Santos Acessível

“Santos está evoluindo cada vez na questão do atendimento, do serviço público e da educação inclusiva em relação às pessoas autistas”, diz Cris Zamari.

 

Ela cita, entre as conquistas, a Clínica-Escola do Autista, inaugurada em outubro; o atendimento preferencial no transporte público municipal e a adesão de muitas empresas da Cidade ao Selo do Autismo, que faz parte do Programa Santos Acessível: criando materiais com linguagem simples e recursos tecnológicos ou profissionais para atendimento de deficientes intelectuais, as empresas priorizam e prestam um serviço melhor às pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA), ampliando sua clientela e se tornando um exemplo para as demais.