Baixada Santista

São Vicente adota novas regras contra a Covid-19 a partir desta segunda

05/04/2021
São Vicente adota novas regras contra a Covid-19 a partir desta segunda | Jornal da Orla

No sábado (3), o Prefeito Kayo Amado anunciou decreto que volta às regras de restrições estabelecidas na fase emergencial, um pouco mais flexíveis, a partir desta segunda-feira (5). No entanto, ele ressaltou que o foco da Prefeitura está em ações para evitar as aglomerações.

  
De 5 a 11 de abril, as feiras livres voltam a funcionar, mas com cuidados especiais, que incluem aferição de temperatura de consumidores e feirantes, uso obrigatório de máscara, delimitação de entrada e saída da feira, controle do fluxo de pessoas, entre outras regras estabelecidas no decreto.

 
Atividades estritamente essenciais, como farmácia, posto de combustível, borracharia, clínica veterinária, transportadora, serviço de transporte individual, funerárias, hotéis e pensões para hospedagem corporativa poderão funcionar sem restrição de horário, mas cumprindo todos os protocolos de segurança. 

 
Atividades consideradas essenciais voltam a funcionar das 6h às 20h com atendimento presencial, delivery e drive thru (supermercado, quitanda, peixaria, padaria, oficina mecânica, petshop, ótica, comércio de gás, água, hortifrutis, comércio atacadista, entre outro) também observando todos os cuidados para evitar aglomeração e contaminação.
 

Clínicas médicas, odontológicas, de fisioterapia e de atividade física individual atenderão somente com hora marcada em livro de controle, com limite de 30% de sua capacidade de funcionamento.

 

Já as atividades não essenciais como bares, restaurantes, quiosques, somente atenderão em sistema de delivery e drive-thru sob agendamento. As praias continuarão interditadas e as escolas públicas e privadas seguem sem aulas presenciais. 

 
Em live transmitida pelas redes sociais, o  Prefeito Kayo Amado salientou que as pessoas precisam se conscientizar da gravidade da situação e que a responsabilidade de combater o coronavírus é de todos. “Tem gente que ainda nega que o vírus está aí e está matando as pessoas. Por isso, eu peço: só saia de casa se for estritamente necessário. Quando for às compras, vá sozinho e, em hipótese alguma, aglomere. O uso de máscara, a higienização das mãos e o distanciamento social são as únicas armas que temos enquanto não estivermos todos vacinados”, alertou.