Notícias

Palestras online conscientizam sobre o autismo em Santos

06/04/2021
Palestras online conscientizam sobre o autismo em Santos | Jornal da Orla

A Clínica-Escola do Autista promove este mês o Seminário Abril Azul – Mês da Conscientização do Autismo, com palestras virtuais, pelo instagram @uscsaude, às terças e quintas feiras, às 19h. A unidade, situada na Rua Heitor Penteado, 80, Marapé, ficará com o imóvel todo iluminado com a cor azul durante todo o mês, para reforçar a conscientização sobre o autismo.

 

A mediação das palestras ficará a cargo da diretora da USC Saúde Tathiana Cardacci. A abertura do evento será nesta terça-feira (6) com o secretário municipal de Saúde, Adriano Catapreta, e com a diretora da USC Saúde, Caroline Teixeira, e terá a palestra "Linha de Cuidados no Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos serviços de Saúde Mental – Caps Infantojuvenil", a cargo do coordenador da Saúde Mental da Prefeitura de Santos, Paulo Muniz.

 

DIREITOS
"Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista" será o tema da palestra na quinta-feira (8), que será abordado pela advogada Cristiane Zamari, presidente da Comissão de Direitos Humanos OAB/Coordenadora da Coordenadoria de Defesa de Política para Pessoas com Deficiência (Condefi).

 

PSIQUATRIA E NEUROPEDIATRIA
No dia 13, a médica psiquiatra Mailu Enokibara e o médico neuropediatra Tiago Leal falam sobre as ações da Psiquiatria e da Neuropediatria no diagnóstico e intervenção em TEA.

 

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO
No dia 15, o tema "Contribuição da Análise do Comportamento na potencialização de habilidades de pessoas autistas" será abordado pela neuropsicopedagoga especialista em Análise do Comportamento Arlete Giarola.

 

POLÍTICAS PÚBLICAS
"A importância de Políticas Públicas para população TEA" será o tema da palestra, no dia 20, a cargo da chefe do Centro de Reabilitação e Estimulação ao Neurodesenvolvimento (Cren), a neuropsicopedagoga Ana Lúcia Pacheco, e da assistente social e Coordenadora de Especialidades, Alessandra Zutter.

 

FAMÍLIA E EDUCAÇÃO
No dia 22, a palestra "Família e Educação nos cuidados de crianças e adolescentes autistas" será abordada pela supervisora da Secretaria Municipal de Educação, professora Cristina Fernandes.

 

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR E INTERVENÇÕES
No dia 27, os psicólogos e colaboradores do Cren Alicia Marcondes e Douglas Rigos falam sobre "Equipe Multidisciplinar e a atuação nas intervenções com pacientes TEA".

 

O encerramento do seminário será no dia 29, com os psicólogos e coordenadores do Cren João Barros e Thamyres Figueiredo.