Baixada Santista

Feiras livres retornam com protocolos de segurança

06/04/2021
Feiras livres retornam com protocolos de segurança | Jornal da Orla

Após duas semanas sem as feiras livres, por conta do período mais restritivo, feirantes retomaram as atividades na terça-feira (6), mas com ecomendações do protocolo  para prevenção contra a Covid-19. 

 

Entre as medidas de segurança impostas em Sâo Vicente, destacam-se: a obrigatoriedade do uso correto de máscara cobrindo nariz e boca, tanto para feirantes como para clientes; utilização de álcool em gel sempre que for feito o pagamento (dinheiro ou cartão); proibido o consumo de alimentos prontos (pastel, salgado, caldo de cana), bem como a degustação de qualquer tipo de alimento na feira.

 

Também não é permitido o compartilhamento de itens de uso pessoal, como caneta, uniforme, celular e só podem acessar a área da feira-livre no máximo duas pessoas por família. Feirantes e clientes também devem respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m das outras pessoas e devem se atentar para a quantidade máxima de clientes por barraca.

 

O prefeito Kayo Amado acompanhou o início dos trabalhos nas feiras  nesses dois pontos da Cidade.  “A feira livre é uma atividade essencial  para os bairros da Cidade porque garante a alimentação das famílias e precisava voltar a funcionar, mas com todos os cuidados de prevenção à Covid-19. Durante duas semanas reunimos várias secretarias e desenvolvemos um protocolo de segurança específico que foi colocado em prática hoje, junto com a disponibilização de novos banheiros químicos, uma reivindicação antiga e que agora podemos atender.”

 
Banheiros

 
Os novos banheiros  instalados nas feiras livres são itinerantes, sendo um para a Área Continental e os outros dois para a Área Insular. O objetivo é instalar o equipamento nas maiores feiras da região, como uma forma de garantir mais conforto e bem-estar aos comerciantes.

 

O processo para a compra das unidades foi realizado no começo do mês de março e surgiu da necessidade, pois os antigos banheiros não estavam em boas condições de uso e tinham sido desativados. 

 

“É fundamental que a gente consiga dar condições para que os feirantes tenham cada vez mais cuidados para executar o seu trabalho, principalmente nesse período de pandemia. Isso era uma preocupação, a entrega dos banheiros pode parecer algo pequeno, mas quem está ali no dia a dia é fundamental,” afirma o prefeito Kayo Amado.