Baixada Santista

Cubatão fiscaliza agências bancárias e feira livre

08/04/2021
Cubatão fiscaliza agências bancárias e feira livre | Jornal da Orla

A força-tarefa formada por servidores do setor de Fiscalização do Comércio e de Obras, Vigilância Sanitária, além de bombeiros e policiais militares em Cubatão fiscalizou agências bancárias e as barracas de feira livre na quarta-feira (7). O objetivo foi verificar se as regras da Fase Emergencial, decretada até dia 11 de abril, estão sendo cumpridas. Pelo menos 54 proprietários de barracas da feira-livre do Jardim Casqueiro foram notificados.

 

Entre as regras estão: utilização de gradil ou fita de isolamento para limitar o contato do consumidor com os alimentos expostos; somente os feirantes devem manipular os produtos; o atendimento deve ser feito com uma pessoa de cada vez a uma distância mínima de 1,5 metro.

Decreto municipal reforça também a obrigatoriedade do uso de máscara facial cobrindo nariz e boca para todos, feirantes e clientes. Os feirantes, que devem usar touca e não podem portar adornos, tais como anel ou relógio, devem contar com um funcionário exclusivamente para efetuar as cobranças. Esse atendente deve higienizar as mãos e as máquinas de cartão com álcool em gel a cada cliente. As mercadorias também não podem mais ser oferecidas em bacias ou haver qualquer tipo de degustação.

A fiscalização notificou 10 agências bancárias. As instituições financeiras e cooperativas de crédito da cidade estão autorizados a funcionar exclusivamente os serviços de autoatendimento. Os responsáveis devem organizar as filas de espera, mediante a demarcação no solo com a distância mínima de dois metros.

Após a notificação, quem for alvo da fiscalização novamente e estiver descumprindo as normas, poderá ser multado.