Porto

Práticos de SP recebem prêmio internacional

09/04/2021
Práticos de SP recebem prêmio internacional | Jornal da Orla

Os práticos Marcio Santos Teixeira e Fábio Rodrigues Alves de Abreu receberam, na quarta-feira (7), o 'Prêmio IMO por Bravura Excepcional no Mar' em cerimônia virtual.

 

No dia 28 de abril de 2019, durante quase seis horas, eles enfrentaram uma tempestade com rajadas de mais de 130 km/hora, ondas de 1,5 a 2 metros, chuva constante e um enorme desafio pela frente: fundear em segurança dois petroleiros carregados e atrelados por cabos de aço. O prêmio, anunciado em 10 de setembro de 2020, foi recebido com muito entusiasmo na Praticagem de São Paulo.

 
Esses navios estavam à deriva no Canal de São Sebastião, levados pela força das correntes marítimas e rumando para Ilhabela, colocando em risco moradores e o meio ambiente, caso ocorresse derramamento de óleo. 

 

O prático Márcio diz que recebe a premiação com muita honra, humildade e enorme senso de responsabilidade. “O espírito de cooperação que existe entre aqueles que trabalham e vivem do mar deveria servir de exemplo e se expandir para todas as áreas de atuação humana. Ainda que não se torne público, homens e mulheres do mar praticam atos de bravura todos os dias em ambientes muitas vezes hostis, onde a força da natureza pode ser apenas contemplada, mas nunca contrariada". 

 

Para o prático Abreu, a principal satisfação com esse prêmio foi a de “ter contribuído com o reconhecimento, perante o mundo marítimo, do meu país e da minha profissão, mostrando a excelência do trabalho dos práticos brasileiros. E o prêmio é uma enorme vitória individual, pois reconhece esse sacrifício pessoal, quando contribuímos para evitar um grande desastre nas águas brasileiras".