Notícias

Aplicativo que ajudou a combater pandemia em Araraquara chega a Santos

10/04/2021
Aplicativo que ajudou a combater pandemia em Araraquara chega a Santos | Jornal da Orla

Um aplicativo gratuito que permite consultar uma série de informações sobre a pandemia está disponível desde segunda-feira (5). O Global Health Monitor (GHM) permite identificar áreas de Santos com alto nível de contaminação pelo novo coronavírus.

Numa segunda etapa do projeto, prevista para maio, a GHM também vai disponibilizar informações em tempo real sobre leitos de UTIs disponíveis na cidade e sobre o movimento de pessoas nas unidades de saúde responsáveis pela vacinação. 

Baseado no rastreamento de contatos por geoprocessamento, o GHM é totalmente anonimizado e funciona por contact tracing. “O funcionamento se dá pelo smartphone, por geolocalização, com uso de dados bem similar aos aplicativos de rotas de trânsito, sem nenhuma exposição do usuário”, explica o CEO da GHM, Henrique Mendes.

O aplicativo já é utilizado em Araraquara, cidade que vem apresentando queda do número de mortes por Covid-19. Em Santos, a população já pode fazer o download e uso efetivo do app. Os santistas terão acesso, ainda, à assistente virtual Tainá, desenvolvida pelo Instituto Butantan, que esclarece dúvidas, ajuda a identificar sintomas e orienta o que fazer se a pessoa teve contato com alguém com covid.

Resultados de exames
A Prefeitura de Santos disponibilizou outro aplicativo, o AFIP, que fornece resultados de exames laboratoriais feitos na rede municipal de saúde. Para ter acesso ao resultado, é preciso informar o número da ordem de serviço ou pedido de exame.

Outros serviços disponíveis na plataforma são informações sobre o preparo para os exames, cadastro de medicamentos e histórico de saúde, além de dicas de especialistas sobre temas relacionados à saúde.

“O munícipe não precisa ir à unidade de saúde apenas para buscar o resultado”, afirma o secretário de saúde, Adriano Catapreta.