Notícias

Paciente pede a visita de seu jabuti de estimação em hospital de Cubatão

13/04/2021
Paciente pede a visita de seu jabuti de estimação em hospital de Cubatão | Jornal da Orla

O Hospital de Cubatão realizou umma edição do Projeto “O que importa para você?”. Um dos pilares do projeto é identificar quais são os desejos dos pacientes e, na medida do possível, tentar realizá-los. O hospital foi o primeiro a desenvolver a iniciativa. Entre os pedidos, o que mais surpreendeu foi o da paciente Maria do Socorro Sampaio, de 62 anos, que estava internada na UTI. Ela pediu para ver seu animal de estimação: um jabuti.

O projeto é uma forma de estimular a relação humanizada entre pacientes e profissionais de saúde com intuito de promover escuta e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social com base no que realmente importa para o paciente. Para que pudesse ver o animalzinho de estimação houve um esforço de toda a equipe, que levou o jabuti para um ambiente externo, dentro do próprio Hospital. “Meu coração hoje está do tamanho do mundo. Eu estava com muita saudade”, disse Maria, que no mesmo dia, no período da tarde, teve alta da Unidade de Terapia Intensiva.

O projeto tem impacto tanto para os pacientes, quanto para os profissionais da saúde, que ganham novo fôlego a cada edição. “Nós vimos isso no processo de cura dela. Porque, durante o dia, depois que a filha e o animalzinho de estimação foram vê-la, ela aceitou melhor a alimentação, que vinha rejeitando. Foi muito emocionante e gostoso para nós que prestamos assistência diariamente”, explica Samandha Gagliardi Iannuzzi, supervisora das UTIs e Pronto Atendimento na Fundação São Francisco Xavier.

 

Grande parte dos pacientes desejou comer algo diferente ou a refeição feita por um familiar. Foi o caso da professora Elizângela Sales da Silva, que estava há nove dias no hospital. Como desejo, ela escolheu tomar uma simples vitamina. “Foi a primeira coisa que veio na minha cabeça. Fazia parte da minha rotina. Esse projeto é um aconchego para nós”, conta.

 

Movimento

O movimento “O que importa para você?” teve início nos Estados Unidos. O CEO do Instituto norte-americano Healthcare Improvement em 2010, Maureen Bisognano, foi uma das pessoas que desafiaram os profissionais de saúde a terem conversas mais próximas com os pacientes e familiares.