Notícias

Praia Grande já vacinou cerca de 700 pessoas contra a gripe

14/04/2021
Praia Grande já vacinou cerca de 700 pessoas contra a gripe | Jornal da Orla

A Campanha de Vacinação contra a gripe em Praia Grande teve início na segunda-feira (12). Cerca de 700 pessoas já foram vacinadas na Cidade. A dose, que é trivalente e imuniza contra três tipos de vírus de gripe (entre eles, o H1N1), está disponível nas 30 Unidades de Saúde da Família da Cidade. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.

 

Do total de doses do primeiro dia, 359 foram aplicadas em crianças, 208 em trabalhadores da área da Saúde e outras 15 em gestantes puérperas.

 

A Campanha de Vacinação contra gripe em Praia Grande conta com o seguinte cronograma:

– A primeira etapa vai de 12 de abril a 10 de maio e tem como público alvo as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias pós-parto), população indígena e trabalhadores da saúde. A estimativa é de que 10 mil pessoas façam parte desse primeiro grupo e a meta de vacinação é chegar a 90% de pessoas imunizadas.

 

– A partir de 11 de maio será a vez dos idosos com mais de 60 anos e professores da rede pública e privada.

 

– Já a terceira etapa começa em 9 de junho onde a vacina será destinada a pessoas com comorbidades e com deficiência (física, auditiva, visual, intelectual e mental ou múltipla); caminhoneiros, trabalhadores portuários e de transporte coletivo; profissionais das forças armadas, de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens e adolescentes sob medidas socioeducativas.

Intervalo
É fundamental que quem foi ou for vacinado contra o coronavírus priorize este imunizante e respeite o intervalo mínimo de 14 dias para depois se vacinar contra o vírus Influenza.

 

Aqueles que tiveram covid-19 também devem esperar 14 dias após a cura para se vacinar contra a gripe. Os que tiveram dengue, chikungunya ou outra arbovirose, devem respeitar o intervalo de 28 dias após a cura para tomarem a vacina contra H1N1.