Mundo Pet

Check-up previne doenças crônicas em pets

24/04/2021
Check-up previne doenças crônicas em pets | Jornal da Orla

Assim como os humanos, os pets, incluindo os que já estão chegando na velhice, precisam passar por check-up anualmente. Os exames realizados pelos médicos veterinários não só previnem doenças, como também viabilizam diagnósticos precoces. 

"Pets de diferentes espécies desenvolvem problemas de saúde em função de múltiplos fatores. Além disso, muitos bichinhos de estimação sequer choram de dor no início das doenças que costumam apresentar. Portanto, alguns deles só são levados ao veterinário quando já estão bastante debilitados. Logo, nada melhor do que uma investigação minuciosa para evitar tais situações", afirma a veterinária Valéria Pires Corrêa, do Grupo Petz.

Os check-ups em pets devem sempre contar com uma lista detalhada de exames. De acordo com a faixa etária, espécie, raça e história do pet, diferentes procedimentos serão realizados, como exames de sangue, fezes e urina, além de ecocardiogramas, ultrassons, raios-x, aferições de pressão arterial, entre outros. 

 

"Doenças renais, cardíacas, sanguíneas, ortopédicas e respiratórias são apenas alguns dos problemas de saúde que um "pet check-up" pode diagnosticar. O procedimento também é capaz de detectar alergias, doenças periodontais, endócrinas, como diabetes, e disfunções no sistema imunológico" revela a veterinária. 

Valéria lembra que check-ups não são indicados apenas para cães e gatos. O procedimento deve ser considerado também para animais menos convencionais como iguanas, porquinhos da índia, calopsitas e chinchilas. 

"Grande parte dessa nova categoria de bichos de estimação costuma ser mais frágil ou requer cuidados diferenciados, quando trazida para o ambiente doméstico. Por isso, avaliações de saúde periódicas são igualmente indispensáveis nesses casos", avalia.