Baixada Santista

Campanha em São Vicente alerta para conscientização no trânsito

03/05/2021
Campanha em São Vicente alerta para conscientização no trânsito | Jornal da Orla

A Secretaria de Trânsito e Transportes de São Vicente inicia neste mês, a campanha Maio Amarelo, com intuito de conscientizar a população vicentina sobre a importância do respeito às normas de trânsito. “A Setrans trabalha por um trânsito mais seguro, buscando a redução de mortes e lesões através de campanhas educativas”, explica Alexandre Martins, Secretário de Trânsito e Transportes. 

 

Agentes da Setrans exibirão faixas com mensagens educativas nos cruzamentos que registraram os maiores índices de acidentes de trânsito dentro do Município e darão orientações aos motoristas. A escolha dos locais foi feita com base em dados fornecidos pelo Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga). Houve aumento percentual de 5,36% no primeiro trimestre de 2021, em relação aos três primeiros meses de 2020. Porém, a quantidade de vítimas fatais não sofreu alteração.

 
A campanha também contará com ampla divulgação nas redes sociais da Prefeitura. 

 
Devido à pandemia, neste ano não serão realizadas palestras nas escolas nem outros eventos presenciais no município. "Com eventos presenciais, estaríamos gerando um problema para solucionar outro. Então, estudamos uma logística para que a mensagem de respeito às normas chegue à população, sem provocar aglomerações. A Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom) irá contribuir reforçando o projeto em todas as suas redes digitais, como Facebook, Instagram, Youtube e plataformas de podcast ", explica Viviane Rocha, Agente da Autoridade de Trânsito de São Vicente. E a partir desta segunda-feira (3), o Paço Municipal ganha nova cor com a iluminação especial em referência ao Maio Amarelo.
 

A pandemia da Covid-19 é foco mundial neste momento. Entretanto, o Secretário Alexandre Martins ressalta a importância do respeito no trânsito.  "É essencial que o municípe esteja ciente de seu papel no trânsito em prol da segurança. Responsabilidade e precaução salvam vidas", concluiu. 

 
O Maio Amarelo foi instituído como mês de conscientização aos acidentes de trânsito em 2014. A Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu a década de 2010 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". Maio foi escolhido por ter sido o mês em que a resolução da ONU foi publicada, em 11 de maio de 2011.