Baixada Santista

Estátuas históricas passam por recuperação em São Vicente

03/05/2021
Estátuas históricas passam por recuperação em São Vicente | Jornal da Orla

Quem passar por pontos turísticos de São Vicente vai sentir a ausência de algumas obras artísticas tradicionais da Cidade. Diante da dúvida de alguns munícipes sobre o que aconteceu com elas, a resposta é que a Secretaria de Cultura está promovendo a recuperação de monumentos para que, em breve, os vicentinos e os turistas possam, novamente, apreciar a arte e a história que eles representam.

 
A primeira estátua a ser retirada para restauro foi a de Martim Afonso de Sousa, fundador da Cidade, que fica logo na entrada da Casa Martim Afonso, ponto turístico inaugurado em 2000. A obra de arte estava abandonada e o trabalho de restauro era necessário e urgente, pois a estátua estava prestes a cair, com as pernas perdendo sustentação. Estavam com rachaduras e algumas partes estavam presas com fita adesiva.

 
A outra estátua é a do Padre José de Anchieta, instalada na Praça 22 de Janeiro, na Biquinha. No início de abril, o monumento foi alvo de vandalismo e teve as mãos e a bengala arrancadas. 

A Guarda Civil Municipal faz rondas constantes, agindo para inibir estes atos e pede a colaboração da população para que crimes desta natureza sejam denunciados pelo telefone 153.