Notícias

Máscara de super-herói ajuda criança no tratamento de radioterapia

06/05/2021
Máscara de super-herói ajuda criança no tratamento de radioterapia | Jornal da Orla

O Serviço de Radioterapia da Beneficência Portuguesa abriu atendimento para oncologia pediátrica a partir de um paciente de 10 anos que está passando por sessões radioterápicas de segunda a sexta-feira. 

 

Herbeni Cardoso Gomes, radioterapeuta responsável pela unidade, explica que a partir da autorização da Diretoria Técnica do hospital surgiram condições para atender crianças (sem sedação) para o tratamento.

Para o atendimento a esse público segundo a especialista, técnicas diferenciadas de abordagem são necessárias, especialmente pelo fato de o paciente permanecer imobilizado durante o tratamento. “Situação difícil, por isso lançamos mão de formas mais leves e acolhedoras para proporcionar conforto e segurança e nada mais adequado que viver com eles suas fantasias infantis povoadas de super-heróis, fadas, princesas e outros personagens” explica.

E para mantê-los imóveis durante as sessões radioterápicas, a máscara termoplástica moldada no formato do rosto do paciente para que o encaixe seja perfeito (necessária durante o tratamento) recebe uma adaptação e passa a estampar a personagem preferida do pequeno paciente.

Na consulta prévia, no preparo para a radioterapia, a psicologia entra em cena para que a criança sinta tão corajosa, forte e vitoriosa tanto quanto seu herói preferido. A caracterização varia de acordo com a preferência do paciente e de modelo (máscara, proteção de joelho ou outra parte do corpo) onde a radiação seja necessária.