Notícias

Artista revitaliza pintura na Praça Tom Jobim, em São Vicente

07/05/2021
Artista revitaliza pintura na Praça Tom Jobim, em São Vicente | Jornal da Orla

Quem já passou pela Avenida Getúlio Vargas, entre as praças 22 de janeiro, Biquinha e Tom Jobim, já deve ter reparado na pintura do muro que retrata paisagens e monumentos de São Vicente. Apesar de não haver registros de quando ou quem a criou, é fato que ela torna o espaço mais vivo e atrativo para os munícipes e turistas.

Visando dar uma cara nova à obra, o artista Laércio Alves, em parceira com a Secretaria de Turismo (Setur), se propôs a criar uma releitura da pintura, mantendo suas principais características. 

 

“Surgiu a necessidade de restaurar a obra, pelas más condições em que ela se encontrava, e a vontade de ajudar a Cidade a ter, novamente, seu lugar de honra na nossa história”, afirma.

O secretário de Turismo, Renato Marchesini, destaca a importância das intervenções nos espaços públicos. "Os espaços urbanos devem dialogar e gerar conexões com moradores e visitantes. Diferentes formas de intervenções têm o objetivo de tratar questões sociais e até reativar a economia local", explica.

 

O artista

Laércio se apaixonou pela arte ainda na infância, através do desenho e da pintura a óleo.  Em 1997, ele começou a criar esculturas com ferro, inox, fios de cobre e papel machê. Morador de São Vicente há 12 anos, sua obra mais conhecida é uma estátua do Pelé, em tamanho real, que está exposta no museu do ex-jogador.