Mundo Pet

Filhotes a caminho? Saiba como cuidar da fêmea e da ninhada

08/05/2021
Filhotes a caminho? Saiba como cuidar da fêmea e da ninhada | Jornal da Orla

Apesar de a castração ser a melhor forma de prolongar a vida dos pets, evitando doenças e o abandono dos bichinhos, há tutores que optam por cruzar seus animais, pelo menos, uma vez antes da operação definitiva. Se esse for o seu caso, saiba que é importante planejar a gestação, de preferência, com o acompanhamento de um veterinário. Afinal, cadelas e gatas irão precisar de uma série de exames e cuidados antes, durante e após o parto. Então, é bom ter em mente (e na planilha) os gastos que irão surgir com essa decisão.

A médica veterinária Priscila Rizelo, da Royal Canin, organizou algumas dicas essenciais para lhe ajudar neste período:

Cuidados durante a gestação
Durante os primeiros dois terços da gestação, o corpo da fêmea se concentra em ganhar gordura para desenvolver os filhotes e armazenar para a produção de leite. Ela precisará ingerir de bons nutrientes para garantir energia e a formação adequada dos fetos. No último terço da gestação, todo peso que ela ganhar é proveniente do crescimento dos filhotes. 

Parto
No momento do nascimento da ninhada, para dar mais conforto à mãe, é importante preparar a caixa de parto ou "ninho". Pode ser uma caixa plástica revestida com material absorvente descartável ou lavável (como tapete higiênico ou toalhas) e aconchegante. 

Assim que chega ao mundo, o desafio do filhote é se tornar autônomo para respirar, se aquecer e se alimentar. Ele também ainda não terá capacidade de controlar a temperatura corporal, por isso, deixe-os (mãe e filhos) em um ambiente tranquilo e quentinho. 

Nascimento da ninhada 
Os filhotes precisam mamar logo após o nascimento. Em vez de ingerir leite, se nutrem de colostro, uma substância produzida pela mãe, que fornece anticorpos que irão protege-los durante as primeiras semanas de vida. 

Outro cuidado após o nascimento é com a pesagem, já que o peso e a taxa de crescimento durante as primeiras 48 horas são fundamentais para identificar possíveis filhotes com risco de morte.

Primeiros meses de vida 

 

Na quarta semana de vida, os cães estarão reativos à luz e ao som. Já nos gatinhos, o olfato estará maduro e a audição, bem desenvolvida. Na sexta e sétimas semanas, os felinos começam a desenvolver habilidades motoras. Também é nesta fase que nascem os primeiros dentes de leites. Este é o momento de iniciar o desmame, que deve ser lento e gradativo. Os alimentos úmidos são as alternativas para o período. 

Durante esse estágio ocorre a "janela de imunidade" – quando o nível de anticorpos fornecidos pelo colostro já não é mais suficiente para garantir a imunidade do filhote, mas ainda é alto para interferir na efetividade das vacinas. O filhote só deve ser exposto a ambientes e animais desconhecidos após o término das três doses das vacinas polivalentes e da antirrábica. 

O sono ajuda a fortalecer o sistema imunológico e, portanto, garantir que os filhotes tenham um lugar confortável e calmo para dormir é vital. Além disso, uma alimentação específica para essa fase de vida é necessária para estimular o desenvolvimento de suas defesas naturais e o crescimento.

A convivência com a mãe e irmãos de ninhada durante as primeiras semanas de vida terão influência na socialização e no comportamento do filhote, por isso, não tenha pressa de levá-lo para casa. 

Adaptação à nova casa
Os filhotes são curiosos e gostam de explorar. É importante garantir que a casa esteja segura antes de recebê-lo. Tenha cuidado com plantas tóxicas, objetos delicados e quebráveis e restrinja o acesso à piscina e escadas. Telas nas janelas são fundamentais, especialmente para gatos. 

Verifique se possui tudo o que precisa: cama ou casinha para descanso, brinquedos interativos, comedouros e bebedouros, coleira e guia para os cães, material de limpeza específicas, equipamentos para higiene, etc.