Saúde

Além da covid-19, Dengue e Chikungunya causam preocupação

08/05/2021
Além da covid-19, Dengue e Chikungunya causam preocupação | Jornal da Orla

O grande problema sanitário do Brasil hoje é a pandemia do novo coronavírus, mas os avanços da dengue e da chikungunya preocupam os profissionais de saúde pública. Na Baixada Santista, desde o começo do ano, foram confirmados 5.700 casos de dengue (dois deles fatais) e 1984 de chikungunya (uma morte). Além da letalidade, as doenças podem deixar graves sequelas, que podem levar mais de um ano para serem superadas.

O foco do combate a estas doenças e eliminar os criadouros do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. São medidas aparentemente já sabidas pela grande maioria da população mas muitas vezes negligenciadas —o alto número de casos comprova isso.
• Deixar pneus e recipientes que possam acumular água em locais cobertos, longe da chuva;
manter a caixa d’água fechada;
• Encher os pratos das plantas com areia até a borda;
•  Manter calhas limpas;
•  Colocar o lixo em sacos plásticos;
•  Verificar diariamente locais que podem promover acúmulo de água.

Nebulização nos espaços públicos
A Seção de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Santos está realizando a nebulização de ruas das regiões onde foram constatados os maiores números de casos. O objetivo é combater os mosquitos que estão em via pública, mas cabe ao cidadão eliminar os criadouros dentro de suas residências e estabelecimentos comerciais.

Dificuldade no diagnóstico
A grande dificuldade de diagnosticar é identificar qual é exatamente a doença, já que os sinais e sintomas de dengue, chikungunya e covid-19 são parecidos. A maneira mais eficaz é realização do exames laboratoriais. O paciente deve procurar o primeiro atendimento numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O atendimento terá sequência nas policlínicas.

SINTOMAS
Ambas as doenças são caracterizadas por febre, dor de cabeça e dor no corpo. No caso da dengue, principalmente dores musculares. Na chikungunya, são mais frequentes as fortes dores articulares – punhos, tornozelos, mãos, dedos, joelhos, cotovelo e nas costas também (sensação de ter pegado peso). Outra característica da chikungunya é o aparecimento de manchas no corpo no início da infecção, já no segundo dia.

TRATAMENTO
Procurar ajuda médica é imprescindível em todos os casos. O profissional de saúde irá indicar quais os medicamentos adequados (analgésicos, antitermicos e antinflamatórios para aliviar febre e dores) e também remédios específicos para conter o progresso dos problemas articulares. Caso contrário, as sequelas tornam-se graves e duradouras.