Cinema

Documentário homenageia tradicional grupo de capoeira de São Vicente

12/05/2021
Documentário homenageia tradicional grupo de capoeira de São Vicente | Jornal da Orla

Com mais de 40 anos de histórias de incentivo e superação, a Associação de Capoeira Meninos Guerreiros apresenta, no dia 16 de maio, às 13h30, um documentário no Cine Roxy de São Vicente. A produção autoral, feita com apoio da Lei Aldir Blanc, aborda depoimentos de professores, alunos e pessoas que tiveram participação na criação do projeto.

 
Criado em 1° de janeiro de 1984, o grupo atende mais de 300 alunos e possui 18 academias espalhadas pela Baixada Santista e Europa. De acordo com André Luiz, conhecido como mestre André, o objetivo principal é ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social. “Já conseguimos levar alunos para a França e Suíça com o Meninos Guerreiros. Nossa ideia é tirar os mais jovens da rua e oferecer novas oportunidades através da cultura. E queremos mostrar todo nosso trabalho neste documentário”, afirma André.

 

O endereço do Cine Roxy é Rua Frei Gaspar, 365, no Centro. O evento será aberto ao público.

 

Sinopse:
O documentário relata a trajetória do grupo de capoeira Meninos Guerreiros, desde sua origem, na extinta Vila Parisi, em Cubatão, até a chegada em São Vicente e expansão para a Europa. A produção também mostra a evolução da capoeira durante esse período e a importância dessa cultura para a humanidade. 

 
No grupo desde pequena, Jessica Ribeiro decidiu que queria deixar a história registrada e, ao lado do mestre André, na direção, e de Helenara Fernandes, no roteiro, o grupo entrevistou grandes mestres de capoeira da Baixada Santista. A edição foi realizada por Felipe Peres Barbosa.