Notícias Significados do Judaísmo

O Aramaico no Judaísmo

12/05/2021
O Aramaico no Judaísmo | Jornal da Orla

O aramaico era o vernáculo dos judeus na Terra de Israel no primeiro século. Ainda é falado por judeus curdos hoje. Além disso, importantes textos judaicos como o Kadish dos enlutados também são escritos em aramaico.

 
O aramaico, como o hebraico, é uma língua semítica e os dois compartilham muitas características. A partir do século 7 A.E.C, o aramaico se tornou a língua franca do Oriente Médio. 

 
Tornou-se a língua da diplomacia e do comércio, mas ainda não era usada pelos hebreus comuns. 

 
Conforme descrito, os mensageiros de Ezequias, rei de Judá, exigiam negociar com os embaixadores em aramaico, em vez de "judeu" (ou "judáta") para que o povo comum não entendesse.

 
A língua aramaica existe há mais de 3.000 anos, começando no século 11 A.E.C. como a língua oficial dos primeiros estados arameus na Síria.

 
Alguns séculos depois, tornou-se a língua oficial dos impérios assírio e persa, cobrindo vastas áreas e gradualmente se dividindo em dois grupos de dialetos principais, oriental e ocidental.

 
Os primeiros textos em aramaico judeu confirmados são do posto militar judaico em Elefantina, aproximadamente em 530 A.E.C. 

 
Outros textos judaicos em aramaico são os Livros de Esdras e de Daniel.

 
A partir de cerca de 250 E.C., nas traduções da Torá, aparece a divisão em aramaico oriental e ocidental. O ocidental é mais evidente no Talmud (Yerushalmi) e o oriental, no Talmud Babilônico.

 
Em seu auge, o aramaico, tendo gradualmente substituído as línguas semíticas anteriores, era falado em várias variantes por todo o território que hoje é o Iraque, Síria, Líbano, Palestina, Israel, Jordânia, Kuwait, Arábia Oriental, Bahrein, Sinai, partes do sudeste e centro-sul Turquia e partes do noroeste do Irã.

 
O aramaico apareceu até mesmo nos escritos mais sectários. O aramaico foi usado extensivamente nos escritos dos Manuscritos do Mar Morto e, até certo ponto, na Mishná e no Tosefta ao lado do hebraico.

 
Entretanto, entre os estudiosos religiosos, o hebraico continuou a ser usado.

 
Com as conquistas islâmicas, o aramaico foi rapidamente substituído pelo árabe. Exceto em alguns episódios ocasionais, como o Livro do Zohar e alguma outra literatura cabalística, o idioma quase deixou de ser uma linguagem literária, mas permaneceu como linguagem ritual e de estudo. 

 
Continuou sua vida como língua falada até nossos dias pelos judeus e cristãos do Curdistão (“oriental”) e três aldeias (principalmente cristãos e alguns muçulmanos) na Síria (“ocidental”). O siríaco-aramaico ainda é usado como linguagem ritual entre muitos cristãos do Oriente Próximo.

 
O vocabulário aramaico se parece mais com o hebraico do que com qualquer das outras línguas semíticas. Isso se deve ao fato de serem línguas cognatas (norte-semita) e à influência mútua do hebraico cananeu e do aramaico entre si.

 
O aramaico tem sido até nossos dias uma língua de debate talmúdico em muitas yeshivot tradicionais (escolas judaicas tradicionais), já que muitos textos rabínicos são escritos em uma mistura de hebraico e aramaico. 
 

O neo-aramaico judeu é tanto uma “extensão” do aramaico babilônico judeu (como pode ser visto em suas centenas de reflexos no neo-aramaico judeu) e uma língua neo-judaica.

 
Os textos neo-aramaicos judeus são escritos em um alfabeto hebraico, como a maioria das línguas judaicas, mas a grafia é fonética, em vez de etimológica.

 
As línguas neo-aramaicas ou aramaico moderno são variedades do idioma que evoluíram durante o final da Idade Média e o início do período moderno, e continuam até os dias atuais como línguas vernáculas (faladas) de comunidades de língua aramaica moderna.

 
Como em outras línguas judaicas, muitos termos judaicos e até mesmo alguns seculares são emprestados do hebraico, em vez de serem herdados do aramaico judaico tradicional.

 
Os empréstimos do hebraico eram uma das principais características que distinguiam os dialetos neo-aramaicos judeus de seus equivalentes cristãos, além de diferenças gramaticais menores ou bastante importantes.

 
Em meados do século 20, a fundação do Estado de Israel levou ao rompimento de comunidades centenárias de língua aramaica. 

Hoje, a maioria dos falantes de primeiro idioma do aramaico judeu vive em Israel, mas suas línguas distintas estão gradualmente sendo substituídas pelo hebraico moderno.