Santos

Bairro Aparecida, em Santos, completa 53 anos

14/05/2021
Bairro Aparecida, em Santos, completa 53 anos | Jornal da Orla

Considerado um dos mais populosos da Cidade, com cerca de 50 mil habitantes, a Aparecida é delimitado por cinco grandes avenidas – Bartolomeu de Gusmão, Almirante Cochrane, Afonso Pena, Joaquim Montenegro e Pedro Lessa. Muitas são as referências locais como a Fonte do Sapo, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, a Praça de Cães (Praça Caio Ribeiro de Moraes Silva), a FeirArte, o Sesc e o Praiamar Shopping.

 

Quem ali reside ainda conta com equipamentos na área da saúde como a UPA Zona Leste, a Policlínica Aparecida e o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), ligado ao Governo do Estado, além das unidades municipais de educação Lourdes Ortiz e dos Andradas, e as estaduais Escolástica Rosa e Aristóteles Ferreira.

 

“O bairro cresceu muito e possui uma das estruturas mais modernas da Cidade. Muita coisa mudou, ficou mais valorizado com a instalação de grandes empreendimentos que geraram emprego, mas ainda preserva chalés com moradores antigos. Muita gente vem de outras regiões visitar o bairro, o que contribui para o crescimento da economia local”, diz o morador Moreira.

 

A criação do bairro ocorreu a partir do Plano Diretor do Município de 1968, explica o historiador da Fundação Arquivo e Memória de Santos (Fams), José Dionísio de Almeida. “De 1867 até início do século 20, a população ainda se concentra no espaço urbano que chamamos de Centro Histórico até o Paquetá. Em seguida, gradativamente vai se formando o Macuco, que se efetiva a partir de 1915. Com o desmembramento desse bairro, cria-se a Aparecida, que leva o nome da igreja existente desde a década de 1930 para a de 1940”.