Notícias

Rosana Valle anuncia entrega de trator com verba federal

15/05/2021
Rosana Valle anuncia entrega de trator com verba federal | Jornal da Orla

O subprocurador-geral do Ministério Público Lucas Furtado solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) na segunda-feira (10) que investigue o esquema batizado de Tratoraço, que seria uma espécie de “orçamento paralelo” do governo Bolsonaro para comprar apoio político de parlamentares. 

Revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, o esquema envolveu a destinação de R$ 3 bilhões em emendas do Orçamento federal para parlamentares alinhados ao governo, que puderam definir onde destinar os recursos — em muitos casos, para a compra de tratores.
Seria uma espécie de “mensalão por dentro”.

Pois bem. Apesar de eleita e filiada ao PSB, a deputada federal Rosana Valle anunciou no fim de abril a entrega de um trator adquirido com recursos federais para o município de Pedro de Toledo. 

“Rosana Valle informa ainda que tem destinado recursos de suas emendas parlamentares individuais para a saúde, obras de infraestrutura e atendimento social no Vale do Ribeira, como também reivindicado a recuperação das estradas vicinais”, diz matéria do jornal O Vale do Ribeira.

O fato ajuda a explicar o comportamento de Rosana Valle, que demonstra estar cada vez mais alinhada ao bolsonarismo, seja nas votações ou manifestações públicas: não há registro de críticas suas à maneira como o presidente Bolsonaro vem encarando a pandemia. 
 

 

Deputada garante que recursos não estão condicionados a apoio

Procurada pelo Jornal da Orla, Rosana Valle enviou a seguinte nota: “Tenho trabalhado muito e conseguido inúmeros recursos pra todas as cidades da região. Foram mais de 330 milhões de reais em obras paradas que foram retomadas e projetos na Baixada e no Vale do Ribeira, atendendo a todos os prefeitos. Em nada esses recursos, liberados pelos ministérios, estavam ou estão condicionados a apoio. A credibilidade que alcancei é por causa do trabalho e da seriedade. Tenho posicionamentos firmes e voto de forma consciente. Nunca recebi nenhum tipo de pressão do Governo e sou respeitada pelo partido”.