Turismo na Baixada

Sebrae oferece capacitação gratuita a empresas turísticas de Praia Grande

18/05/2021
Sebrae oferece capacitação gratuita a empresas turísticas de Praia Grande | Jornal da Orla

Empresas ligadas ao setor turístico de Praia Grande e toda a Baixada Santista podem participar do Programa Sebrae de Turismo Regional que oferece diversos cursos de capacitação, entre eles o Sebrae Negócios – Tendências setoriais, com o objetivo de ajudar o empreendedor a potencializar seus diferenciais, principalmente durante a retomada do setor, um dos mais prejudicados pela pandemia de covid-19.

 

Em PG, as inscrições estão abertas até o dia 21 de maio. As empresas inscritas participarão também de encontros coletivos online, com acesso a consultorias especializadas no turismo e gestão. A primeira capacitação para Praia Grande acontece em 26 de maio, das 18h30 às 20h30.

 

Podem participar empresários de hotéis, pousadas, bares, restaurantes, cafés, microcervejarias, engenhos, pesqueiros, agências e operadoras de turismo, guias, espaços de eventos, lojas de artesanato, parques, museus, entre outros. É necessário possuir CNPJ para realizar a inscrição.

 

"De acordo com a pesquisa Sebrae, o setor turístico foi duramente afetado pela pandemia, com uma queda média de 59% do faturamento. Os cursos e capacitações do programa são de extrema importância para a retomada do setor, e são gratuitos, possibilitando que todo o trade possa participar", afirma o secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz.

 

CADASTUR

O sistema nacional de cadastro de pessoas físicas e jurídicas do setor turístico segue recebendo inscrições de prestadores de serviços. Bares, restaurantes, hotéis, pousadas, agências de turismo e comércios em geral, podem se cadastrar pelo site.

 

O estabelecimento inscrito passa a ter a possibilidade de ser encontrado pelo próprio turista no site do Cadastur, como conveniado e cumpridor das leis vigentes e regulamentadas pelo setor. O estabelecimento recebe ainda um certificado e selo do programa. A quantidade de cadastrados no sistema auxilia o Município na busca por repasses estaduais e federais para o turismo.