Rádio Jornal da Orla/Digital Jazz

Ouça agora

Cultura/Roteiro Cultural | 18/05/2021

Museu da Cidade de Praia Grande prepara reabertura

PMPG

Espaço poderá ser visitado a partir de terça-feira (25).

Com mais de 12 anos de história, o Museu da Cidade de Praia Grande celebra o Dia Internacional dos Museus trabalhando para a retomada das atividades, paralisadas desde o ano passado. Na terça-feira (25 de maio), o equipamento abre as portas para o público com a exposição "Caiu na rede...virou história".

 

A mostra fotográfica faz parte da programação da 4ª Semana da Cultura Caiçara de Praia Grande. São 21 fotografias sobre a pesca de arrasto na Cidade, todas doadas por antigos moradores, sendo parte ativa do acervo do Museu. A prática da pesca de arrasto é um dos principais símbolos da cultura caiçara.

 

Inaugurado em 2008, o Museu da Cidade já recebeu e promoveu cerca de 25 exposições temáticas. O acervo é composto por mais de 40 mil documentos, fotografias e objetos doados por moradores, que mostram a evolução de Praia Grande e seu contexto histórico no desenvolvimento regional. Um dos atrativos do Museu são os monóculos gigantes, onde o visitante pode visualizar fotografias antigas por meio de uma releitura do objeto, muito utilizado nas décadas de 60 e 70.

 

Semana da Cultura Caiçara

Além da exposição no Museu da Cidade, a 4ª Semana da Cultura Caiçara, que acontece de 25 a 31 de maio, contará com a mostra "Pluralidade, Cantos e Encantos da Cultura Caiçara, na Galeria Nilton Zanotti; contação de histórias infantil, feira de artesanato itinerante e apresentações musicais.

 

As atividades presenciais serão realizadas no Palácio das Artes e a contação de histórias e o bate papo sobre a pesca de arrasto, serão transmitidos via Facebook. O Museu da Cidade fica no Palácio das Artes, na Av. Pres. Costa e Silva, 1.600.


Leia também